Clubes portugueses perto dos 150 milhões de euros em prémios

O Benfica lidera até ao momento com um encaixe de 54,23 milhões após a fase de grupos da Liga dos Campeões, seguido pelo Sporting (45,01) e pelo FC Porto (44,10).

Foto
Reuters/MURAD SEZER

A vitória nesta quarta-feira do Benfica frente ao Dínamo Kiev, que possibilitou que os “encarnados” se juntem ao Sporting nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, colocou a fasquia total de prémios recebidos pelos clubes portugueses após a fase de grupos da Champions muito perto dos 150 milhões de euros.

As “águias” chegaram à última jornada do Grupo E com 41,83 milhões de euros já assegurados, mas somaram mais 12,40 milhões com os três pontos conquistados frente aos ucranianos e o 2.º lugar que dá acesso aos oitavos-de-final.

Pela entrada na fase de grupos, o Benfica garantiu de imediato 34,37 milhões, aos quais se somaram mais 10,26 milhões pelos oito pontos somados e ainda 9,6 milhões de bónus pela passagem à fase seguinte. No total, as finanças benfiquistas já arrecadaram em prémios da prova 54,23 milhões de euros.

Embora tenha somando mais um ponto do que o Benfica, o Sporting acabou penalizado por ter um ranking da UEFA inferior, o que se traduziu num prémio de presença menor: 27 milhões de euros. No entanto, aconteça o que acontecer nos “oitavos”, os “leões” já não vão deixar fugir um valor de 45,01 milhões de euros.

Para o FC Porto, as contas na Liga dos Campeões ficaram definitivamente encerradas com a derrota frente ao Atlético de Madrid. Embora ainda continue nas provas europeias – vai disputar um play-off de acesso à Liga Europa -, os “dragões” arrecadaram 44,1 milhões: 39,44 milhões referentes ao acesso à prova, com o restante valor a ser proveniente de uma vitória (2,8 milhões de euros) e dos dois empates (1,86 milhões de euros).

No total, apesar de Sporting e Benfica ainda terem a possibilidade de acrescentar mais euros ao montante final - a presença nos “quartos” vale 10,6 milhões, nas meias-finais 12,5 e na final 15,5 (mais 4,5 para o vencedor) -, as contas da fase de grupos da Liga dos Campeões fecharam com proveitos de 142,4 milhões de euros para os três “grandes” portugueses.

Aos valores que cada clube tem direito a receber em prémios, é ainda necessário acrescentar, para além da bilhética, a ”quota de mercado”, valor que está relacionado com os direitos televisivos. O montante estimado total que a UEFA tem disponível é de 292 milhões de euros e será distribuído proporcionalmente de acordo com o valor dos mercados televisivos de cada país.

Da parcela a que Portugal terá direito, o Sporting, como campeão em título, tem direito a 45% do valor, o FC Porto, como vice-campeão, arrecada 35%, e o Benfica, terceiro classificado, fica com 20% do montante.

Nesta época, a UEFA aumentou o valor total dos prémios que atribui nas suas três competições, tendo previsto distribuir um pouco mais de dois mil milhões de euros pelos clubes que participam na Liga dos Campeões.

Sugerir correcção
Comentar