Portugal ultrapassa 22 milhões de testes à covid-19

Só em Novembro foram realizados cerca de 1,5 milhões de testes de diagnóstico, uma média diária superior a 50 mil.

Foto
O máximo foi estabelecido a 3 de Dezembro, com 168.136 testes realizados Paulo Pimenta

Portugal ultrapassou na segunda-feira os 22 milhões de testes à covid-19 realizados desde o início da pandemia, segundo a task force ​da testagem.

A equipa responsável pelo Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2 adianta esta terça-feira em comunicado que o país ultrapassou o milhão de testes realizados em 11 dias, “dos quais mais de 642 mil foram realizados entre 1 e 6 de Dezembro”. Destes, 65% (416 mil) foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.

Os dados, que não incluem autotestes, indicam que Portugal registou mais de 100 mil testes diários em cinco dias. O máximo foi estabelecido a 3 de Dezembro, com 168.136 testes realizados – o dia em que se jogou o clássico entre o Benfica e o Sporting.

Só em Novembro, realizaram-se cerca de 1,5 milhões de testes de diagnóstico, uma média diária superior a 50 mil. Os 22 milhões de testes dividem-se aproximadamente em 15,3 milhões de testes PCR e 6,7 milhões de testes antigénio de uso profissional. O país ultrapassou a marca dos 20 milhões de testes realizados há um mês, a 5 de Novembro.

A partir de 19 de Novembro os TRAg de uso profissional efectuados nos laboratórios e farmácias que aderiam ao regime excepcional de comparticipação voltaram a ser gratuitos, uma medida que abrange toda a população e que vai vigorar até 31 de Dezembro.

Segundo dados disponibilizados à Lusa pela Associação Nacional de Farmácias, 812 farmácias estão a realizar esta testagem comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde, a que se juntam mais 203 laboratórios que aderiram a este regime excepcional, de acordo com listagem actualizada esta terça-feira pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed).

Sugerir correcção
Comentar