Na CNN Travel, o queijo Serra da Estrela é um dos “mais saborosos da Europa”

Canal de viagens da televisão norte-americana listou os 22 melhores queijos europeus e brilham obras-primas chancela Estrela DOP.

Foto
Queijo Serra da Estrela DOP Rui Gaudêncio

É dito o mais antigo dos queijos portugueses e é alvo de um merecido culto. Agora poderá andar ainda mais nas bocas do mundo graças a um destaque da CNN Travel, edição internacional de viagens do canal norte-americano, publicado esta segunda-feira, onde se listam 22 grandes queijos: são os “mais saborosos da Europa”, garante-se. 

Entre o Gruyère suíço, o Halloumi grego, o britânico Cheddar ou os espanhóis Manchego e Cabrales e os italianos Bitto, Pecorino e Puzzone, surge apenas uma estrela portuguesa: Serra da Estrela. 

Indicando-se que é de Denominação de Origem Protegida, salienta-se que é um “queijo pungente, amado pelos portugueses”. “É classificado como um produto em perigo pelo movimento Slow Food e foi-lhe atribuído o estatuto de protecção pela União Europeia”, lê-se no pequeno texto que acompanha o destaque, assinado pela jornalista de viagens Julia Buckley. 

Explica-se que “só pode ser feito numa pequena área da região montanhosa da serra da Estrela” e que "os produtores têm de seguir procedimentos rigorosos", sendo “feito durante os meses de Inverno a partir de leite de ovelha”.

O sabor do amanteigado parece ter conquistado a jornalista, que lhe salienta no artigo o seu “efeito poderoso”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários