Liberais aprovaram acordo de governo tripartido na Alemanha

Ficam só a faltar os Verdes, depois dos sociais-democratas já o terem feito no sábado. Olaf Scholz, o novo chanceler, será empossado na quarta-feira.

Foto
Christian Lindner, este domingo no congresso extraordinário dos liberais alemães CLEMENS BILAN/EPA

Os liberais alemães aprovaram este domingo em congresso extraordinário o acordo de coligação com os sociais-democratas e os Verdes, que deverá levar à investidura de um novo Governo na próxima quarta-feira.

O Partido Liberal (FDP) é o segundo dos futuros parceiros de coligação a ratificar o acordo, depois da aprovação no sábado pelo Partido Social Democrata (SPD), do chanceler designado, Olaf Scholz.

O líder dos liberais, Christian Lindner, que irá assumir a pasta das Finanças no novo Executivo, defendeu durante o congresso que o acordo de coligação forma as bases de um Governo de centro e que não haverá qualquer “viragem à esquerda”.

“O acordo descreve uma nova política no nosso país, uma política da inovação, disposta a atrever-se a mais progresso”, afirmou, assegurando que o acordo reflecte um grande número das aspirações do FDP, nomeadamente a manutenção de orçamentos equilibrados e a activação da iniciativa privada na Alemanha.

"A travagem da dívida pública deve ser mantida e será mantida, porque a sustentabilidade e a justiça intergeracional não são apenas conceitos da protecção do clima, mas também das finanças públicas”, disse Lindner.

Com a aprovação do acordo pelos liberais, fica apenas a faltar conhecer o resultado da consulta às bases dos Verdes, que será apresentado na segunda-feira, o que permitiria aos partidos assinar o acordo de coligação na terça-feira.

Além do poderoso Ministério das Finanças, o FDP deverá ficar com a pasta dos Transportes e Digitalização, que ficará nas mãos do secretário-geral do partido, Volker Wissing, assim como com a tutela da Justiça e da Educação, que irão respectivamente para Marco Buschmann e Bettina Stark-Watzinger.

O Bundestag, o Parlamento federal alemão, vai eleger na quarta-feira Olaf Scholz para o cargo de chanceler, pondo termo aos 16 anos de Angela Merkel no poder.

Com o apoio dos três partidos da coligação, Olaf Scholz, de 63 anos, tem garantindos os votos de 416 dos 736 deputados.

Sugerir correcção
Comentar