Adiós, muchachos

Pedro Pinto, Jorge Lacão, Cecília Meireles e Jorge Costa saem agora do Parlamento. Pedro Pinto e Lacão são históricos do partido, com uma vida dedicada à Assembleia e múltiplas histórias memoráveis. Cecília Meireles, uma das deputadas mais reconhecidas do CDS, sai em ruptura com a direcção. Jorge Costa, negociador da geringonça em nome do BE, vai dedicar-se à organização do partido.

Foto
Pedro Pinto entrou na Assembleia pela primeira vez como deputado em 1981

Em 1982, numa das primeiras tentativas de despenalização do aborto em Portugal, um miúdo-deputado de 24 anos levanta-se para votar favoravelmente. É o único, numa bancada do PSD totalmente contra a proposta. Chama-se Pedro Pinto, é líder da JSD. Naquele momento, pensa que a sua vida política que mal tinha começado chegava ao fim. “Pensava que acabava ali… ‘Já eras’…”, diz hoje ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários