Vila Nova de Gaia

Afurada é linda: uma exposição e um livro que retratam a presença humana, sem mostrar pessoas

A freguesia piscatória de Vila Nova de Gaia recebe uma exposição de fotografia que é uma homenagem de Pedro Verde Pinho, no Centro Interpretativo do Património da Afurada. Até 10 de Fevereiro, com entrada gratuita.

Pedro Verde Pinho
Fotogaleria
Pedro Verde Pinho

Pedro Verde Pinho quis retratar "uma nova Afurada", na sua heterogeneidade, "apresentando outros personagens que não estamos habituados a ver". Assim nasceu um livro e uma exposição de fotografias com o mesmo nome, Afurada é lindao “cordão umbilical” que liga o trabalho final de curso e início da carreira do fotógrafo, que pretende celebrar a singularidade da terra onde nasceu através dos detalhes. “Gostava que as pessoas de lá vissem o livro e se reconhecessem”, conta ao P3.

Não estando a figura humana presente nas imagens, o autor serve-se das marcas identitárias das gentes da comunidade. "A fotografia com a fachada das duas portas e duas cadeiras e uma vassoura azuis (...) fez-me perceber como as pessoas colocam os seus objectos de uma forma cromática sem nem se aperceberem.”  

Contudo, não bastou apenas pertencer ao lugar para o reconhecer. O fotógrafo contou cerca de 16 sessões no local, entre Março e Julho de 2021, “para beber da sua identidade”. Ao mesmo tempo que apresenta “um retrato da Afurada", para além daquilo que é paisagem, expõe-se também a si mesmo enquanto artista. “É o meu take e a forma como me relaciono com o território.”

Fotografar a terra dos pescadores “de forma sistemática” e compreender o seu contexto socioeconómico fez Pedro Pinho entendê-la como um território onde as influências geracionais se alteraram muito rapidamente, tornando-se heterogéneo. “Não existe uma porta igual à outra”, exemplifica. No entanto, assume que “toda esta heterogeneidade é igual na sua diferença e é o que faz dela linda”, mote que utiliza para o título da obra.

A exposição sobre a Afurada marca o fim do curso no Instituto Português de Fotografia, após Pedro ter decidido largar a advocacia, em 2019. Uma mudança drástica que surgiu de forma impulsiva durante umas férias no Alentejo, quando decidiu comprar uma máquina fotográfica instantânea: “Houve uma espécie de diálogo com a câmara que me fez decidir investir em estudar Fotografia.” Após um semestre de curso, decidiu fazer disso vida.

Afurada é linda pode ser visitada até 10 de Fevereiro de 2022, no Centro Interpretativo do Património da Afurada – CIPA. A entrada é gratuita.

Texto editado por Ana Maria Henriques

Pedro Verde Pinho
Pedro Verde Pinho
Pedro Verde Pinho
Pedro Verde Pinho
Pedro Verde Pinho
Pedro Verde Pinho
Pedro Verde Pinho
Pedro Verde Pinho