Dubai: guia para conhecer as melhores praias

O Dubai tem tudo para que possa tirar partido do sol, do mar e de todas as actividades ligadas à praia, com areais que são um convite tanto à ociosidade como à aventura. Descubra o que pode fazer nalgumas das mais famosas praias do Dubai.

estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria

A linha costeira do Dubai abriga algumas das mais fascinantes praias da Ásia: de areais escondidos para momentos de reclusão e dolce far niente, a praias que quase parecem ter sido desenhadas para os amantes de actividades desportivas, passando por praias perfeitas para um dia com os mais novos.

Com a vantagem de serem acessíveis durante todo o ano, cada praia tem a sua personalidade e todas merecem ser conhecidas. Descubra neste roteiro oito praias imperdíveis no Dubai.

JBR Beach

Para um dia de praia idílico rume à Jumeirah Beach Residences Beach (JBR Beach), zona descontraída e com uma vasta oferta de restauração e entretenimento para toda a família. Estendendo-se ao longo de 1,7 quilómetros, a JBR Beach tem vários hotéis com acesso directo à praia, e os um pouco mais afastados oferecem serviço gratuito de shuttle até ao areal.

A JBR é o local de eleição para a prática de exercício físico, já que conta com uma pista de 600 metros de comprimento e um ginásio ao ar livre. O mar convida à prática de parasailing ou wakeboard, e os mais novos vão-se divertir no maior parque aquático insuflável do mundo. Outra atracção singular é a possibilidade de fazer um passeio de camelo ao longo do areal. Da praia JBR terá uma vista espectacular para a novíssima Ain Dubai, a mais alta roda gigante do mundo (250 metros de altura), recentemente inaugurada.

Foto
JBR Beach

Junto à JBR Beach fica a Dubai Marina. Apesar do nome, é muito mais do que uma marina repleta de iates de luxo: é um enorme bairro de imponentes arranha-céus futuristas à volta de um lago interior de águas verde-esmeralda. Explore as ruas repletas de esplanadas deste que foi considerado pela revista Time Out um dos 50 melhores bairros do mundo e, se tiver possibilidade, considere fazer um passeio de barco. Várias empresas de cruzeiros têm embarcações que partem da Dubai Marina e fazem percursos pela lagoa interior, antes de seguir para as águas cristalinas do Golfo Arábico. Pode ainda criar um itinerário adaptado aos seus interesses, largar âncora nas profundezas do Golfo Pérsico, depois mergulhar nas águas quentes, e terminar com um banquete gourmet, cortesia do chef a bordo.

Se procura emoções fortes não deixe de experimentar o flyboarding. Também conhecido como jetpacking aquático, será colocado numa pequena prancha e, equipado com uma mochila criada especialmente para a modalidade, que aspira e expele água, será levado às alturas, impulsionado até 10 metros acima da água – uma experiência única para pessoas com sede de adrenalina! Com um treinador sempre a acompanhar, mesmo os iniciantes conseguirão usufruir da actividade.

Foto
Flyboarding na JBR Beach

Al Mamzar Beach Park

Não se trata apenas de uma praia, mas de cinco, a uma curta distância entre si e ao longo de uma península a norte da parte antiga do Dubai. Estas praias de suaves areias brancas, ladeadas por palmeiras oscilantes, estão a atrair cada vez mais turistas, que procuram as suas águas calmas e a experiência exclusiva de reservar um bungalow privado na praia.

No centro deste aglomerado existe um sumptuoso jardim, que serve de porta de entrada para as praias paradisíacas. O imenso espaço verde oferece sombras, lagoas, parques infantis, zonas pedonais e ciclovias, além de áreas para churrasco, restaurantes e cafés.

Foto
Al Mamzar Beach Park

Kite Beach

Para uma boa dose de emoção opte pela concorrida Kite Beach, a praia mais desportiva do Dubai. Localizada na zona de Jumeirah, este é o local favorito para amantes de desportos na água, como kitesurf, windsurf ou paddleboard, como para outros desportos que se praticam na areia, entre eles voleibol de praia ou futebol de praia (o Dubai é regularmente palco de grandes torneios de futebol de praia e Kite Beach é um dos pontos de encontro para a prática deste desporto colectivo). Há ainda um parque de skate, trampolins ao ar livre e uma área para os mais pequenos.

Depois de usufruir da praia, dirija-se a um dos inúmeros cafés de praia e rulotes de comida para uma refeição retemperadora.

Foto
Kite Beach

Sunset Beach

Sunset Beach, também conhecida como praia Umm Suqeim, é o local perfeito para descontrair ao sol. Uma das praias mais sossegadas da costa do Dubai, é daqui que se obtém a melhor vista para o conhecido Burj Al Arab, hotel de luxo mundialmente conhecido.

Graças às suas águas calmas e de fácil acesso, a praia de Sunset Beach é recomendada para fazer paddleboard, um dos desportos aquáticos mais em voga no Dubai. Uma explicação rápida de dez minutos é tudo o que os iniciantes precisam para ir para a água e começar a remar. É também possível alugar uma prancha de surf na Surf House Dubai, para que possa aproveitar as ondas da Sunset Beach, uma das praias com as melhores ondas do Dubai. Se gosta de correr, saiba que a Sunset Beach tem uma cénica pista pedonal ao longo de sete quilómetros.

Foto
Sunset Beach

Jumeirah Public Beach

A praia pública de Jumeirah, apelidada de Nessnass Beach pelos habitantes locais, tornou-se popular para veraneantes do Dubai e para turistas, graças às suas águas tranquilas. Quer procure um dia descontraído com a família, quer procure um local para a prática de desporto (existe a possibilidade de aluguer de equipamentos de kitesurf, paddleboard ou caiaques), a praia de Jumeirah será sempre uma escolha acertada.

Se quiser ficar hospedado em grande estilo, o Jumeirah Beach Hotel oferece a escapadela perfeita. O hotel destaca-se pelo seu design irreverente, que representa uma onda a rebentar. Graças a este formato curvo, cada um dos 599 quartos e suites oferece vistas privilegiadas do mar. Também pode escolher entre 19 villas de luxo, com piscinas privativas e serviço de mordomo 24 horas. Mas a cereja no topo do bolo será a praia privada desta unidade de alojamento, sinónimo de tranquilidade e garante de uma sensação de exclusividade que nunca esquecerá.

Foto
Nessnass Beach

La Mer

La Mer é uma das praias mais centrais do Dubai e das que contam com mais infra-estruturas e serviços, incluindo dezenas de cafés de praia com esplanadas, restaurantes de várias tipologias, cabanas de madeira para arrendar, lojinhas e espaços para alugar canoas, gaivotas, motas de água, jetskis e outras diversões náuticas. Além de um hotel com acesso directo à praia, há ainda vários hotéis próximos que oferecem um serviço gratuito de shuttle até ao areal.

O parque de diversões Laguna Waterpark é a atracção-estrela de La Mer. Com escorregas e diversões para todas as idades e níveis de emoção – incluindo trampolins insufláveis e uma máquina de fazer ondas de surf – este parque aquático tem tudo para encantar toda a família.

Foto
La Mer

The Palm Jumeirah

Não se trata de uma praia, mas de uma ilha com várias praias. A icónica ilha em forma de palmeira do Dubai guarda dezenas de areais, a maioria pequenos cantos privados que podem ser usufruídos como complemento da estadia em alojamentos. A The Palm Jumeirah é uma autêntica cidade à parte dentro do Dubai, oferecendo uma mistura de atraentes resorts, clubes de praia chiques, restaurantes da moda e luxuosas residências.

As águas da The Palm oferecem aventuras aquáticas para todos. Por entre as “folhas” da ilha, as águas são mais calmas, tornando-a uma escolha popular para a prática da canoagem. Faça também uma caminhada ao longo do calçadão de Palm Jumeirah. Estendendo-se por onze quilómetros, encontrará dezenas de rulotes de comida e refrescos, sobretudo ao final da tarde e noite. Se preferir pode alugar uma bicicleta, pedalar ao longo da costa da The Palm e apreciar as vistas panorâmicas do Golfo Arábico.

Foto
The Palm Jumeirah

Para ter uma ideia da escala da maravilha de engenharia que é a The Palm Jumeirah, desfrute das vistas incomparáveis de um dos ex-libris do Dubai: o The View at The Palm. A uma altura de 240 metros, no piso 52 da The Palm Tower, este terraço oferece um panorama 360 graus de toda a “palmeira”. Foi inaugurado em Abril e tem acesso directo ao Nakheel Mall, centro comercial com uma grande variedade de restaurantes e entretenimento.

Se está à procura de um destino de férias único, o Atlantis, na extremidade da The Palm Jumeirah, tem tudo, não sendo de admirar que este hotel cinco estrelas apareça em tantos postais e fotografias de férias. Pode esperar entretenimento sem fim, com restaurantes de classe mundial, originais quartos subaquáticos e um parque aquático: o Aquaventure Waterpark. O parque inclui escorregas de água de alta velocidade e uma piscina de ondas, mas são as experiências subaquáticas que o diferenciam dos outros parque, nomeadamente a possibilidade de mergulhar no fundo de um tanque e passear entre peixes tropicais, mantas raias e até tubarões; ou de entrar numa piscina de água salgada e alimentar as curiosas raias; ou ainda de alimentar à mão os simpáticos gaviões-do-mar.

Foto
Atlantis

Secret Beach

Para uma escapadela em família, faça uma visita à Secret Beach, ou “praia secreta”, nome dado por não ser muito conhecida. Por enquanto, pois a sua beleza depressa começará a captar mais atenções.

Embora com menos infra-estruturas que outras, a praia é o local ideal para escapar do burburinho da cidade e as suas águas calmas e baixas tornam-na popular entre famílias com crianças. A curta distância do Dubai Media City, a praia tem soberbas vistas para a Palm Jumeirah e o hotel Burj Al Arab.

Foto
Secret Beach
Sugerir correcção
Ler 1 comentários