D. José Cordeiro nomeado arcebispo de Braga

D. José Cordeiro sucede no cargo a D. Jorge Ortiga, de 77 anos de idade.

igreja-catolica,sociedade,obitos,braga,religiao,vaticano,
Fotogaleria
DR
igreja-catolica,sociedade,obitos,braga,religiao,vaticano,
Fotogaleria

D. José Cordeiro, até agora bispo de Bragança-Miranda, é o novo arcebispo de Braga, uma nomeação anunciada esta sexta-feira pela Santa Sé. Sucede no cargo a D. Jorge Ortiga, de 77 anos, que tinha renunciado ao atingir o limite de idade imposto pelo Direito Canónico. A TSF, que avançou com a notícia da nomeação, adianta que D. Manuel José Garcia Cordeiro, de 54 anos, há muito que desejava a posição de arcebispo de Braga.

O novo arcebispo de Braga nasceu em Vila Nova do Seles, Angola, em 1967. Em 1975, regressou a Portugal com a família, que se instalou na freguesia de Parada, Alfândega da Fé. Estudou nos seminários diocesanos de Vinhais, Bragança e Porto, de acordo com a sua biografia, publicada no site da Diocese de Bragança-Miranda.

Foi ordenado padre na Igreja do Seminário de São José, em Bragança, em 1991, e licenciou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Em 1999, foi indicado pelo então bispo de Bragança-Miranda para obter uma especialização na área da Liturgia, em Roma, tendo concluído o seu doutoramento em 2004, no Pontifício Instituto Litúrgico do Pontifício Ateneu de Santo Anselmo.

Foi nomeado vice-reitor do Pontifício Colégio Português em Roma no ano de 2001 e, quatro anos depois, passou a reitor, cargo que ocupou até 2011.

Foi criado bispo a 2 de Outubro de 2011 na Catedral de Bragança, tendo escolhido como lema do seu episcopado “Ad docendum Christi mysteria” (Para mostrar os mistérios de Cristo).

Braga é uma das três arquidioceses metropolitas de Portugal (com Évora e Lisboa) e o arcebispo de Braga usa o título de “Primaz das Espanhas”, lembra a agência de notícias católica Ecclesia.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários