António Costa fica sem Cabrita a menos de dois meses das legislativas

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, irá acumular a pasta da Administração Interna com a da Justiça. A transição de poderes acontece já este sábado e põe fim a meses de polémicas e desgaste da imagem de um ministério non grato para o Governo socialista.

Foto
Eduardo Cabrita assumiu a pasta da Administração Interna em Outubro de 2017 Rui Gaudencio

Foi um mandato marcado por polémicas e pedidos de demissão que esta sexta-feira terminou, numa altura em que as eleições legislativas de 30 de Janeiro surgem no horizonte próximo. Numa declaração sem direito a perguntas, Eduardo Cabrita informou o país de que pedira a demissão do seu cargo com o objectivo de pôr fim ao que diz ter sido “aproveitamento político” de uma tragédia pessoal – e atirou até que já tinha admitido fazê-lo há seis meses, tendo permanecido por “lealdade” e “solidariedade” ao primeiro-ministro e à situação do país. Pouco depois, António Costa – que durante meses segurou Cabrita no Governo – confirmou que tinha aceitado a exoneração pedida pelo seu ministro e amigo pessoal. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, ficará responsável pela pasta de Cabrita, acumulando-a à sua tutela. A tomada de posse acontece este sábado às 15h.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 45 comentários