Um objecto de desejo chamado perfume

Conferem carisma, personalidade e requinte - e respiram luxo. Expressão máxima da faceta artística da marca Guerlain, os perfumes são símbolos de bom gosto e delicadeza. E as novas fragrâncias da colecção L’Art & La Matière, Rose Cherie e Santal Pao Rosa, são um must-have.

Foto
D.R.

Entre as várias formas de expressarmos personalidade através da Moda e da Beleza, diríamos que os perfumes podem ser verdadeiramente reveladores. Se alguém usa um aroma mais intenso, isso revela-nos algo sobre essa pessoa. Se prefere aromas florais, também. É por isso que usar perfume é aquele pequeno, mas fundamental, gesto logo pela manhã que nos faz sair de casa com uma dose de confiança redobrada.

Fundada em 1828, a Guerlain é uma das marcas francesas mais antigas e mais prestigiadas, mantendo-se estóica entre as mais apreciadas no mercado da beleza e das fragrâncias de luxo. Apaixonados pelas Artes, da pintura à ópera, da literatura à moda, os Guerlain tornaram-se referências culturais ao longo de várias gerações, e o seu bom gosto extrapolava, também, para a arte da perfumaria. Ao longo de cinco gerações de perfumistas, hoje às mãos do mestre Thierry Wasser e da perfumista Delphine Jelk, a Guerlain sobressaiu pela beleza olfactiva das suas fragrâncias, das notas aromáticas ao design do frasco.

A delicadeza deste objecto de desejo - que confere personalidade e sensualidade a quem o usa - espelha-se num dos gestos mais magníficos que o fundador da marca, Pierre-François-Pascal Guerlain, teve, em vida. Entre os seus inúmeros gestos, dedicou a Eau de Cologne Impériale à imperatriz Eugénie para celebrar o seu casamento com Napoleão III. Para tal, confiou aos vidrieiros Pochet & du Courval a criação de um frasco decorado com o brasão de sua majestade, as abelhas, e um padrão de grinalda inspirado na coluna da Place Vendôme. É precisamente essa a história do famoso “frasco das abelhas” que se tornou, naturalmente, um ícone, e que perdura até às colecções actuais.

Uma colecção que respira luxo

A tradição da Guerlain na Haute Parfumerie eleva as fragrâncias à sua quintessência, transformando cada uma delas em verdadeiros perfumes de assinatura. Como se de obras-primas se tratassem, todas elas são especiais e pensadas ao detalhe. Em 2005, um ano transformativo neste segmento, a Guerlain tornou-se numa das primeiras a oferecer uma colecção de fragrâncias exclusivas, com o lançamento da L'Art & La Matière.

Nunca deixando de ousar e inovar e fazendo-o com o mesmo rigor irrepreensível, a Guerlain relança agora a L'Art & La Matière, uma celebração romântica da Arte através da perfumaria. Inspirada na herança da Guerlain, um novo e icónico frasco idealizado por Pochet du Courval, histórico fabricante de vidro da maison, é ao mesmo tempo personalizável e recarregável “veste” os dezassete Eau de Parfum desta colecção.

Aos onze aromas icónicos da colecção juntam-se quatro das fragrâncias mais amadas da casa francesa, que ganharam novas denominações- Frenchy Lavande, Herbes Troublantes, Oeillet Pourpre e Épices Volées (anteriormente Le Frenchy, Un Dimanche à la Campagne, Lui e Arsène Lupin Voyou, respectivamente) mas as verdadeiras novidades são as Rose Chérie, que pertence à família “Fleurs Passionnelles” e Santal Pao Rosa, que pertence à família “Bois Puissants” e homenageia um lançamento de 1877 (Pao Rosa). Dois aromas completamente novos e românticos.

Aromas para brilhar. Rose Chérie & Santal Pao Rosa

Estas duas criações originais prestam homenagem à rosa, uma das flores mais amadas entre os perfumistas da casa. Símbolo de ternura, romantismo e feminilidade, a Rose Chérie é a rosa no seu esplendor. Tem rosa Damascena, colhida à mão na Bulgária e na Turquia, assim como a rosa Centifolia, proveniente de Grasse, França, amêndoa, e um ligeiro toque gourmet de açúcar em pó. É tão especial que são necessárias entre quatro a cinco toneladas de pétalas para produzir um litro de essência de rosa Damascena, com as suas notas de líchia, framboesa e amêndoa.

“Rose Chérie é a emoção de um beijo apaixonado em plena rua, o encanto de uma volta no carrossel em Montmartre; é o puro chique Parisiense. C’est la vie en rose!” assume a perfumista Delphine Jelk, sobre a criação.

Foto
D.R.

Por sua vez, o Santal Pao Rosa faz um uso mais artístico da flor para a envolver suavemente num sândalo intenso oriundo da Austrália, com um toque de cardamomo, mirra e pau-de-águila (uma madeira resinosa escura). Esta nota amadeirada do sândalo, que é o centro do perfume, é também sustentada pelos aromas de figo e avelã. “Por vezes, o sândalo pode assumir uma tonalidade rosada. Santal Pao Rosa tem simultaneamente uma força amadeirada e uma graça floral. É como um amor sagrado”, afirma, por sua vez, a perfumista.

Foto
D.R.

A colecção L'Art & La Matière é vendida exclusivamente em Guerlain, Boutiques Guerlain e em Portugal em exclusivo no El Corte Inglés de Lisboa. Oferecendo uma experiência verdadeiramente bela que liga as fragrâncias à Arte, estes espaços oferecem serviços de personalização e recarga, e são o espelho de uma marca que eleva a experiência de comprar um perfume a um outro nível.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários