MySavings. A app da Fidelidade para investir e poupar

A aplicação da Fidelidade permite investir e poupar de forma simples e transparente. O MySavings desconstrói a complexidade dos mercados para o ajudar a construir a sua independência financeira.

Foto
Ilustrações: ©Catarina Rosa

Foi do desejo de oferecer soluções transparentes, informadas e ao mesmo tempo atractivas e ajustáveis a cada cliente, que a Fidelidade desenvolveu uma app dedicada ao investimento e à poupança, o MySavings. Uma aplicação que se adapta a cada cliente e coloca todo o poder nas suas mãos, facilitando e permitindo a gestão imediata do seu dinheiro.

Numa época atípica, em que apesar do forte crescimento na oferta de produtos financeiros há cada vez mais poupanças paradas, esta app emerge como uma ponte entre estas duas realidades. Se é verdade que os portugueses estão a poupar cada vez mais, fruto de um período de crise, também é verdade que essas poupanças continuam muito assentes em depósitos a prazo ou à ordem, sintoma de que falta uma oferta flexível, transparente e simples. É isso que o MySavings oferece e à distância de uma aplicação de telemóvel, sempre disponível.

Foto
App Fidelidade MySavings: Invista em três passos e em qualquer lugar: 1. Defina o montante que pretende investir; 2. Seleccione uma das duas opções de investimento; 3. Acompanhe o seu investimento a qualquer hora.

Investir sem zonas cinzentas

Disponível para quem tenha residência habitual e fiscal em Portugal, a aplicação da Fidelidade, seguradora líder de mercado em Portugal, foi pensada de raiz para ser flexível, rápida e intuitiva, tanto para investir como para poupar. Para um investidor, a app coloca à disposição duas ofertas claras, objectivas e de perfis bem definidos: A «Opção Proteção Ações» com 90% capital garantido e rendimentos potenciais mais conservadores, e a «Opção Dinâmico Ações» sem capital garantido e com um pouco mais de risco, mas com maior potencial de valorização. As duas opções vêm com prazos de investimento pré-definidos distintos, o primeiro de cinco anos e um dia; o segundo de oito anos e um dia.

Ao apresentar dois perfis de investimento bem definidos, a app evita que os seus clientes enfrentem as «zonas cinzentas» associadas a alguns investimentos, onde nem sempre é possível perceber se se adequam ao perfil de cada um ou mesmo qual o risco do dinheiro aplicado. Mas, no MySavings, além de ter acesso a perfis de investimento e prazos bem delineados, também terá acesso à informação sobre onde está a ser aplicado o seu investimento, ficando a conhecer todos os índices a que vai estar exposto. Num simples click consegue saber como o seu dinheiro está investido e quais os índices dos grandes mercados europeus, norte americanos e asiáticos, que garantem a boa diversificação do risco, para não ter todos os ovos no mesmo cesto…

Foto
Equilibrado ou dinâmico? Conheça o seu perfil de investidor e veja a evolução da sua poupança ou investimento, de acordo com o objectivo que pretende atingir.

Para assegurar o total conforto dos seus clientes, a app disponibiliza um inquérito para realizar um autodiagnóstico e perceber qual das ofertas se ajusta melhor ao seu perfil. Através de sete perguntas de resposta rápida, o MySavings oferece uma espécie de guia de autoconhecimento para revelar o seu à-vontade com o mundo financeiro e apetite pelo risco. Consoante as respostas, a app sugere um caminho de investimento que se pode seguir ou não.

Todos estes passos fazem parte da aposta na «desconstrução» da complexidade associada ao investimento que a Fidelidade procurou quando desenvolveu esta aplicação: Empoderar o cliente através da transparência e informação.

Poupar com critério e flexibilidade

Já para quem procura soluções de poupança, mas sem perder a mão ao seu dinheiro, a app aposta na oferta de total flexibilidade, na inexistência de penalizações e na facilidade, permitindo planos de poupança a partir de 25 euros/mês.​

Para a poupança, o MySavings foi pensado para ser totalmente personalizável, nos objectivos, nos prazos e no valor das entregas, disponibilizando ainda a possibilidade de se ajustar tudo isto, e até antecipar resgates, a qualquer hora de qualquer dia. São colocados à sua disposição três planos distintos onde aplicar as suas poupanças, mas, para que não se sinta desconfortável com a escolha, terá igualmente ao dispor um inquérito para perceber qual a melhor opção de poupança para si.

Além das ofertas previstas para os investimentos, pensadas em perfis equilibrados ou dinâmicos, na poupança a app abre uma terceira via: a «Opção Seguro». Esta opção foi pensada para um “Perfil Prudente”, oferecendo garantia de 100% do capital investido e um rendimento garantido variável a uma taxa de juro anual definida semestralmente, mas que actualmente tem valores baixos.

Pode estudar as três opções, ver a sua composição, e escolher qual prefere. A escolha é sua e de mais ninguém – mas se quiser alguma ajuda, terá sempre alguém da Fidelidade a quem recorrer.

Depois de escolher o caminho da sua poupança, pode então definir qual o valor que quer poupar e até quando, altura em que o MySavings calcula quanto precisará de entregar mensalmente — uma mera referência, que também pode personalizar. Sempre que alterar o valor das entregas, a aplicação actualizará a data prevista para atingir o seu objectivo.

Mas e se precisar de alterar alguma coisa de um momento para o outro? Seja uma entrega extra, suspender temporariamente as entregas mensais, ou simplesmente alterar o dia previsto para o débito da poupança na sua conta, pode fazê-lo a qualquer dia, a qualquer hora e directamente na aplicação.

É de sublinhar, por fim, que o MySavings não poupa apenas por estar a amealhar mensalmente, poupa também porque, em comparação com outros intervenientes no mercado, apresenta baixas comissões de gestão, está isento de encargos de resgate e é uma aplicação totalmente gratuita.