Polónia, Letónia e Lituânia vão ter “flexibilidade” na aplicação das regras de asilo

Comissão Europeia aprovou medidas temporárias que permitem alargar os prazos de registo e processamento dos pedidos de asilo apresentados pelos migrantes que chegam à UE através da Bielorrússia. E rejeitou que esteja a abrir a porta à detenção de refugiados ou aos retornos forçados.

Foto
Margaritis Schinas e Ylva Johansson, esta quarta-feira em Bruxelas OLIVIER HOSLET/EPA

A Comissão Europeia aprovou, esta quarta-feira, uma proposta de “carácter extraordinário” e “natureza excepcional” para a flexibilização das regras para o registo e processamento dos pedidos de asilo apresentados por todos os nacionais de países terceiros que tenham entrado irregularmente na Polónia, Letónia e Lituânia através da Bielorrússia — ou que estejam actualmente concentrados na fronteira desse país, a aguardar a oportunidade para aceder ao território da União Europeia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários