A última colecção de Virgil Abloh numa passerelle à beira-mar

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Em 2019, o designer em Paris na apresentação da colecção Primavera/Verão 2020 EPA/IAN LANGSDON

A Louis Vuitton homenageou Virgil Abloh com uma apresentação da sua última colecção, em Miami, na terça-feira, poucos dias após a sua morte repentina, que provocou uma série de tributos não só nas redes sociais, mas também na apresentação dos britânicos Fashion Awards, na segunda-feira à noite, em Londres

O evento comemorativo começou com um balão de ar quente vermelho com o logótipo branco da marca pairando sobre o Marine Stadium, em Miami. No céu, drones formaram as iniciais de Abloh e soletraram as palavras “Virgil esteve aqui” no céu. O rapper de Chicago Scott “Kid Cudi” Mescudi desfilou diante uma audiência ao vivo que incluía o designer de streetwear Don Crawley, conhecido como Don C, e o rapper ASAP Ferg.

Os modelos desfilaram malas azuis e rosa, bem como mochilas cinza para homens. Alguns vestiam T-shirts da marca, enquanto outros usavam chapéus pretos, macacões vermelhos brilhantes e fatos azuis masculinos. Quando o evento começou estavam cerca de 16 mil espectadores sintonizados para assistir no YouTube.

Abloh, norte-americano, filho de imigrantes ganenses, e o designer negro de maior destaque da indústria da moda, morreu no domingo aos 41 anos após uma batalha contra o cancro. A marca, que pertence ao conglomerado de marcas de luxo LVMH decidiu avançar com o desfile que já estava agendado, transformando-o numa homenagem a Abloh.

A transmissão ao vivo de 45 minutos do espectáculo terminou com fogos-de-artifício e uma gravação da voz de Abloh: “Não há limite”, disse na gravação. “A vida é tão curta que você não pode perder nem um dia concordando com o que alguém pensa que você pode fazer em vez de saber o que você pode fazer.”

Desde domingo, celebridades, incluindo as supermodelos Bella Hadid e Naomi Campbell, publicaram nas suas redes sociais mensagens de condolências e homenagens. O rapper Kanye West prestou homenagem ao seu amigo e colega durante a sua apresentação semanal de música gospel. Abloh era o director criativo da agência de West, Donda, e já havia desenhado capas de álbuns para o rapper.

Kendall Reynolds, presidente-executivo da Kendall Miles Designs, com sede em Chicago, disse numa entrevista antes da passagem de modelos que Abloh a inspirou a começar uma marca de luxo de produtos artesanais italianos. “A sua marca indelével na ruptura das casas de moda europeias tradicionais será um legado com o qual todos os jovens designers, como eu, podem aprender”, justificou.

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