Caso de médico da B SAD leva Garcia de Orta a fechar urgência e consultas de pediatria

Há 97 pessoas em isolamento profiláctico, entre colegas do hospital e do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, bem como utentes e acompanhantes.

Foto
Hospital Garcia de Orta, em Almada Rui Gaudêncio

Os serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, encerram a partir desta terça-feira e por um período de 14 dias na sequência de um caso de covid-19 da variante Ómicron.

Segundo o Hospital Garcia de Orta (HGO), os dois serviços encerram temporariamente a partir desta terça-feira às 22h devido a um caso confirmado de covid-19, num médico, em funções no hospital e ligado ao surto já conhecido – na Belenenses SAD - da variante Ómicron em Portugal.

Em comunicado, o hospital adianta que foram detectados 28 contactos de risco entre os profissionais de saúde, os quais estão a ser acompanhados pelo Departamento de Saúde Ocupacional da unidade hospitalar e que vão permanecer em isolamento profiláctico durante 14 dias.

Para além dos casos relacionados com os serviços do hospital Garcia da Horta, o PÚBLICO apurou junto da delegada de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal, que estão ainda em isolamento profiláctico 22 profissionais do agrupamento. Estes contactaram com o caso confirmado num dia em que o médico, interno de Medicina Geral e Familiar, esteve em consultas numa das Unidades de Saúde Familiar (USF).

De acordo com Lina Hernandez, há outras 47 pessoas em isolamento, entre utentes e acompanhantes – 28 utentes e 19 acompanhantes. O número de pessoas em isolamento profiláctico devido a este caso chega assim a 97: 28 profissionais de saúde do hospital Garcia da Horta, 22 do ACES Almada-Seixal e 47 utentes e acompanhantes. 

Os 28 utentes identificados, considerados contactos de risco, em ambulatório, que já estão a ser seguidos pela autoridade de saúde local.

Em relação aos contactos de risco no hospital, todos os profissionais identificados como contactos de risco realizaram teste PCR, para pesquisa de SARS-CoV2, e até ao momento não foram confirmados resultados positivos.

Internamento continua a funcionar

No Serviço de Pediatria do HGO vão manter-se em funcionamento o Internamento, Urgência Interna, Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais, Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva e Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência.

No caso de situações que requeiram atendimento urgente de crianças em idade pediátrica, em unidade de saúde hospitalar, os utentes devem dirigir-se para atendimento nos hospitais da Península de Setúbal, bem como no Hospital D. Estefânia (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central), no Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte) ou no Hospital S. Francisco Xavier (Centro Hospitalar Lisboa Ocidental), este último no período diurno.

O HGO apela à população que, em caso de situação de doença aguda, em crianças em idade pediátrica, recorra, em primeiro lugar, aos centros de saúde do ACES Almada-Seixal, para atendimento entre as 8h00 e as 20h, nos dias úteis.

Aos fins-de-semana e feriados podem deslocar-se aos serviços de Atendimento Complementar do Centro de Saúde da Amora (Seixal) ou do Centro de Saúde Rainha D. Leonor (Almada), das 10h às 17h.

“O Hospital Garcia de Orta activou todos os procedimentos necessários para garantir a prestação dos melhores cuidados de saúde à sua população, no respeito pelos níveis de qualidade e segurança estabelecidos, estando em permanente contacto com a Autoridade de Saúde Local, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Direcção Geral da Saúde e tutela, prosseguindo as orientações que venham a ser emitidas”, refere a unidade hospitalar em comunicado.

Notícia actualizada às 21h39 com os números adiantados pela delegada de saúde do ACES Almada-Seixal. 

Sugerir correcção
Ler 26 comentários