Pandemia: 24 perguntas (e respostas) sobre as medidas que arrancam esta quarta-feira

Dos testes ao certificado digital, passando pelo reforço da vacinação e pela semana de contenção de contactos. Conheça as medidas que vão vigorar entre esta quarta-feira e o início do próximo ano.

Foto
Dusan Stankovic/Getty Images

O Governo diz que esta é a altura de se adoptarem “medidas preventivas que evitem o alastramento da covid-19” nas próximas semanas e especialmente depois da quadra natalícia. O plano tem como base o reforço da vacinação (especialmente dos grupos mais vulneráveis), a testagem obrigatória em algumas situações e a apresentação do certificado digital covid-19 noutras. A “semana de contenção de contactos”, uma novidade na estratégia do Governo, acontecerá entre 2 e 9 de Janeiro e servirá para fazer face a um aumento exponencial das infecções. As medidas entram em vigor esta quarta-feira, dia 1 de Dezembro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 24 comentários