Quase 25% dos alojamentos turísticos estiveram parados em Outubro

Madeira e Alentejo registaram número de dormidas acima de igual mês de 2019

Foto
Do total de dormidas, 3,5 milhões foram de não residentes no país Rui Gaudencio

No passado mês de Outubro, quase um quarto dos alojamentos turísticos existentes em Portugal – mais precisamente 24,2% - “estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes”, segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O registo é, também, uma subida de 3,7 pontos percentuais face aos 20,5% verificados em Setembro.

No décimo mês de 2021, o sector do alojamento turístico em Portugal (hotéis, alojamento local e turismo rural e de habitação) recebeu 2,1 milhões de hóspedes, que foram responsáveis por 5,5 milhões de dormidas. Do total de dormidas, 3,5 milhões foram de não residentes no país – “o valor mais elevado desde Outubro de 2019” e o triplo de igual mês do ano passado, salienta o INE –, e outros dois milhões de dormidas tiveram como origem o mercado interno.

Os dados de Outubro representam um aumento de 115,5% em termos de hóspedes e de 139% em contabilização de dormidas, face a igual mês de 2020. No entanto, ambos os indicadores, quando comparados com o último Outubro antes da pandemia, ficam 14,6% e 13,5% aquém do obtido então, respectivamente.

Por áreas do país, e apesar de se terem verificado “aumentos das dormidas em todas a regiões”, apenas a Madeira e o Alentejo registaram crescimentos face a 2019, de 3,9% e 14,9%, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar