Agricultura, pescas e florestas vão ser “temas centrais” no programa do CDS-PP

Francisco Rodrigues dos Santos critica os atrasos na entrega aos agricultores do financiamento para programas do plano de desenvolvimento rural - alguns com sete anos.

Foto
LUSA/MANUEL FERNANDO ARAÚJO

A agricultura, as pescas e as florestas vão ser “temas centrais” do programa eleitoral do CDS-PP às legislativas de Janeiro, afirmou hoje o presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, que criticou o “mau funcionamento do Ministério da Agricultura"

No final de uma reunião com o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), na sede do CDS-PP, em Lisboa, Francisco Rodrigues dos Santos disse que faltou entregar “900 milhões de euros aos agricultores” em programas do plano de desenvolvimento rural. “Projectos que foram aprovados, alguns deles há sete anos, que ainda não foram executados, porque este Governo não foi capaz de cumprir as suas promessas e obrigações”, criticou o presidente do CDS-PP.

O líder dos centristas lamentou ainda que os orçamentos do Estado não tivessem “uma verba que complemente os fundos comunitários”, acusando a actual ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, de ser “incapaz de ajudar os agricultores a desenvolver o seu trabalho e a ter acesso a fundos europeus”. 

Francisco Rodrigues dos Santos frisou que “a agricultura constitui um peso significativo na economia” e adiantou que o CDS-PP vai propor uma “estratégia nacional dedicada à água”, para que a gestão das águas seja “partilhada com o Ministério da Agricultura”, deixando de ser apenas gerida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“É necessário que haja captação de água para que possa ser eficientemente usada”, disse, alertando para a eventualidade de “desertificação física” do país, porque as pessoas não irão “conseguir fixar-se numa região onde a água é um bem escasso”. 

Em declarações aos jornalistas, o presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, apelou a que “os partidos passem a ter uma mensagem para os agricultores e para o mundo rural”. A reunião com o CDS-PP foi a primeira de um conjunto que a CAP irá propor aos partidos que “têm uma ligação ao mundo rural e aos interesses da agricultura”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários