Fechar fronteiras, uma escolha difícil

Quatro dias depois, o que se passou pode parecer (sublinhe-se o pode parecer) um compêndio de gestos à flor da pele. Mas, nessa sexta-feira, o desconhecido absoluto tinha de contemplar um cenário muito grave.

É nos momentos mais graves que fazem falta lideranças firmes e esclarecidas. A reacção de vários governos ao anúncio da descoberta de uma nova variante do SARS-CoV-2 pôs em causa esse velho princípio do bom governo dos povos. Bastou o anúncio de que a Ómicron revelava várias mutações para que se desatasse a proibir voos, a fechar fronteiras e a restringir movimentos das pessoas. Sem que houvesse qualquer fundamento da ciência, os governos agiram por instinto, agravaram a ansiedade dos cidadãos, perturbaram o funcionamento dos mercados financeiros, erigiram uma cerca sanitária a uma parte da população mais pobre do mundo e esperaram para ver.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários