Liga de Clubes garante que Belenenses SAD e Benfica rejeitaram adiamento

Comunicado historia acontecimentos, questiona decisões da Delegada de Saúde e sublinha necessidade de rever o regulamento em matéria de adiamento de jogos.

Foto
LUSA/ANTONIO COTRIM

A direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) esteve reunida de emergência esta segunda-feira para analisar os factos relativos ao Belenenses SAD-Benfica do passado sábado, tendo emitido um comunicado em que alega ter sido perguntado aos representantes dos dois clubes, na reunião preparatória, se admitiam adiar o encontro, hipótese rejeitada tanto pelo delegado dos “azuis” como pelo dos “encarnados”.

A LPFP manifestou “enorme consternação pela imagem extremamente negativa" que resultou deste episódio, assumindo de forma consensual, pelos membros do órgão de administração da LPFP, “que a imagem de profissionalismo e qualidade do futebol profissional, conquistada nos últimos anos, foi colocada em causa por estes acontecimentos”, impondo-se uma “análise rigorosa dos factos, seguida da “adopção imediata” de medidas. A Liga questionou as decisões da Delegada de Saúde e promete avançar com participação disciplinar.

Em entrevista à CNN, Rui Pedro Soares afirmara, instantes antes da divulgação do comunicado da LPFP, ter solicitado telefonicamente, junto da directora executiva Helena Pires, o adiamento do jogo, arrependendo-se de não ter avançado formalmente, apesar de ter manifestado “indignação na reunião preparatória”, perante o delegado da Liga, a polícia, os bombeiros e demais elementos presentes face ao não adiamento do encontro. Mais tarde, Rui Pedro Soares, que enviou carta à Liga a solicitar a repetição do jogo, acusou o delegado de ter redigido um relatório “mal fabricado, com factos falsos e que não conta o que se passou”, repetindo que o relatório “falta à verdade e é mais um factor de indignação”, tendo o documento sido desmentido pelo Belenenses SAD e pelo Benfica. 

Por seu lado, o Benfica reagiu emitindo um comunicado em que reitera não ter sido “parte activa na decisão de se ter realizado a partida, tendo sido obrigado a apresentar-se em campo sob pena de ser penalizado”. A direcção dos “encarnados” termina dizendo que aguardará serenamente pelas conclusões do processo disciplinar de apuramento de responsabilidades aberto pela LPFP.


Comunicado

1 – Na sexta-feira, dia 26, pelas 18h23, a directora Executiva da Liga Portugal recebeu contacto do presidente da Belenenses SAD a dar conta da existência de casos positivos e informando estar em contacto com as autoridades de saúde, que viriam a decretar, 53 minutos depois, através da Delegada de Saúde local, o isolamento de 10 casos positivos.

Informação posterior deu conta do isolamento profiláctico de 30 jogadores (dos quais 17 negativos) – neste cenário estariam oito jogadores disponíveis, dos quais dois estariam inaptos por motivos não relacionados com covid-19, não tendo o clube os sete elementos mínimos necessários para a realização do jogo.

Mais tarde, pelas 12h10, o presidente da Belenenses SAD, apesar de ter conhecimento do número de jogadores disponíveis (seis atletas), reforçou, em conferência de imprensa, a sua intenção de se apresentar a jogo e não solicitar o adiamento.

Pelas 19h17, a Delegada de Saúde retirou três jogadores do isolamento, passando a Belenenses SAD a ter nove jogadores disponíveis, facto apenas oficialmente conhecido quando a ficha de jogo foi divulgada.

Imediatamente antes da reunião preparatória do jogo, o delegado da Liga questionou os Delegados de Jogo dos clubes sobre a possibilidade de adiamento, tendo sido afirmado por ambos que essa hipótese não se colocava.

2 – Perante este quadro factual e as dúvidas que suscita, a Direcção Executiva da Liga Portugal deliberou avançar com uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina da FPF, para apuramento de eventuais responsabilidades quanto ao cumprimento dos protocolos sanitários aplicáveis.

3 – A Liga Portugal pediu, com carácter de urgência, uma reunião com a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e Direcção-Geral da Saúde, para análise da actual situação e antecipar eventuais mudanças nos protocolos.

4 – Aceitando que a suspeita de existência da estirpe Ómicron no plantel da Belenenses SAD, agora confirmada através de análises preliminares efectuadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), poderia justificar a não-aplicabilidade do protocolo em vigor para definição de contactos de alto risco em casos negativos, a Liga Portugal questiona qual o critério que levou a Delegada de Saúde a não considerar os nove jogadores disponíveis como contactos de alto risco, sendo que alguns deles tiveram, comprovadamente, contacto directo no jogo anterior com elementos positivos.

A Liga Portugal questiona, também, se, ao longo deste processo, todos os agentes desportivos presentes no estádio do Jamor não deveriam ter sido informados deste facto e dos riscos a si associados (previamente ao jogo) e pergunta às autoridades de saúde quais foram os critérios seguidos para serem libertados três jogadores a menos de uma hora do início do encontro.

Face ao exposto, fica claro que a Liga Portugal deu cumprimento a todas as normas regulamentares aplicáveis, não lhe cabendo intervir no âmbito de questões de saúde pública.

5 - Entendeu a Direcção da Liga incumbir o Grupo de Trabalho Regulamentar de elaborar, com carácter de urgência, uma proposta de revisão das normas relevantes do Regulamento das Competições organizadas pela Liga Portugal (RC), de forma a reforçar os mecanismos à disposição da Direcção para actuar em matéria de adiamento de jogos.

6 - A Liga Portugal reitera a urgência de reunião com as autoridades de saúde, aguardando a resposta ao pedido efectuado na manhã de domingo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários