Quinta d’Aguieira: vinhos singulares desenhados com tempo

Singularidade e tempo definem os vinhos da Quinta d’Aguieira, que nascem da paixão de uma família. Um convite para conhecer uma das mais históricas quintas da Bairrada, através de vinhos que ficam na memória.

Foto
Quinta d'Aguieira

1997 marca o início de um sonho quando António e Luis Guedes, da 4ª geração fundadora da Aveleda, se apaixonaram pela Quinta d’Aguieira, localizada em Águeda, a Norte da Região da Bairrada.

O património arquitectónico desta quinta, datada do século XIX, as vinhas envolventes e, particularmente, a sua icónica garrafeira, onde encontraram um testemunho ímpar da capacidade de guarda de vinhos brancos e tintos, aqui criados na década de 40, surpreenderam-nos.

Foto
Os vinhos da Quinta d’Aguieira nascem da paixão de uma família, que atravessa o tempo." António Azevedo Guedes

Os 21 hectares de vinha da Quinta d’Aguieira são um mosaico de micro-terroirs que, durante as duas últimas décadas, foi estudado com dedicação por António Azevedo Guedes, da 5ª geração da família Guedes, e pela equipa de viticultura desta quinta.

A singularidade da Quinta d’Aguieira assenta na sua localização, na natureza dos seus solos, com origem no leito do rio, e na selecção das castas mais adaptadas que ganham uma nova expressão, com destaque para a Touriga Nacional e a Maria Gomes.

2021 marca a concretização deste sonho, com o lançamento de uma gama de vinhos singulares, desenhados com tempo. Pacientemente, os vinhos da Quinta d’Aguieira aguardaram pelo momento perfeito, sublimados pela elegância conferida através de anos de envelhecimento em garrafa, antes de poderem ser apreciados.

O Arco d’Aguieira branco 2017 é composto por 81% da casta Maria Gomes, 17% de Chardonnay, 1% de Rabo de Ovelha e 1% de Bical. No nariz, seduz pelos seus aromas cítricos e notas de fruta tropical. De textura aveludada, marca pela sua frescura e mineralidade. Final de boca longo e persistente.

O Arco d’Aguieira tinto 2016 tem na sua génese 95 % da casta Touriga Nacional, 4% de Cabernet Sauvignon e 1% de Tinta Roriz. A cor granada introduz aromas concentrados de frutos silvestres envoltos em subtis notas de madeira. Com taninos finos, este vinho é rico e encorpado.

Em anos de excepcional qualidade, são criados na Quinta d’Aguieira dois vinhos, de quantidades muito limitadas, com uma notável capacidade de guarda.

O Quinta d’Aguieira branco 2018 é criado com as melhores uvas seleccionadas à mão das castas Maria Gomes (90%), Chardonnay (8%), Rabo de Ovelha (1%) e Bical (1%). Muito aromático e de intensa frescura, com notas de maçã verde, sorvete de limão, tomilho fresco e noz-moscada que transbordam do copo. Este vinho marca pela sua estrutura cheia e acidez vibrante. Complexo, apresenta um final muito texturizado.

O Quinta d’Aguieira tinto 2017 nasce das melhores uvas da casta Touriga Nacional, colhidas à mão. Cativante pela sua intensidade aromática, com notas de groselha preta, amora silvestre, chocolate amargo, potpourri e alecrim. Encorpado e concentrado, com taninos firmes e finos, prende com um final deliciosamente temperado.

Foto
D.R.

Gastronómicos, estes vinhos são um convite para conhecer uma das mais históricas quintas da Bairrada, através de experiências marcantes. 

Os vinhos da Quinta d’Aguieira nascem da paixão de uma família, que atravessa o tempo. Conheça-os.


Seja responsável. Beba com moderação.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários