Imprensa internacional qualifica jogo no Jamor como “vergonha” e “farsa”

Bernardo Silva questiona se é o “único a não perceber o porquê do jogo” entre a Belenenses SAD e o Benfica “não ter sido adiado”.

Foto
LUSA/ANTONIO COTRIM

Em Portugal, mas também no estrangeiro, a realização do jogo entre a Belenenses SAD e o Benfica teve uma enorme repercussão. Na imprensa internacional, o jornal espanhol Marca rotulou a partida realizada no Estádio do Jamor como “o jogo da vergonha”, enquanto a rádio francesa RMC Sport escreveu após o intervalo que “a farsa continua”.

Com acompanhamento do encontro entre a Belenenses SAD e o Benfica ao minuto, a Marca foi bastante caustica, escrevendo que na “partida da vergonha, o resultado é o que menos importante”.

Também em Espanha, o Mundo Deportivo fala em “situação inédita” e um “acontecimento insólito na Liga portuguesa”. Igual retrato elegeu o diário As para lembrar o “insólito” de os anfitriões terem iniciado o duelo.

Já a rádio francesa RMC Sport, após o intervalo do jogo no Estádio Nacional, disse que “a farsa continua”: “No regresso ao terreno, o Benfica está lá. O Belenenses SAD está atrasado e não sai do balneário. Vão desistir?”

O jornal L’Équipe questiona como é que a partida decorreu numa “noite tão triste quanto incompreensível”, enquanto a estação televisiva inglesa Sky Sports lembra que os “lutadores” pupilos de Filipe Cândido “foram forçados a nomear uma equipa”.

A expressão “farsa” é também partilhada por outros dois jornais britânicos, com o The Guardian a resumir as incidências de um “início caótico” do jogo e o Daily Mail a sublinhar o quão “constrangido” ficou a Belenenses SAD ao “ser forçada a alinhar com nove homens”.

De Inglaterra, surgiu também uma pergunta de Bernardo Silva: “O que é isto?” O antigo jogador benfiquista questiona ainda se é “o único a não perceber o porquê do jogo não ter sido adiado?”.

Ausente da partida, Afonso Sousa, jogador da Belenenses SAD, deixou nas redes sociais uma mensagem: “O futebol só tem cor se tiver competição. O futebol só tem cor se tiver verdade desportiva. O futebol só tem cor quando é um exemplo de saúde pública. Hoje, o futebol perdeu a cor.”

Já a SAD do Sp. Braga tomou uma posição oficial sobre a realização da partida, dizendo que “o que está a acontecer na principal competição de futebol em Portugal deve envergonhar-nos profundamente a todos”.

“Permitir que este jogo se realize nestas condições não é apenas irresponsável e contra a verdade desportiva: é um tiro certeiro no coração do futebol. Terminado este triste espectáculo, fica a única pergunta possível: quanto tempo vão demorar agora os decisores do futebol português a reagir a esta vergonha?”, escreveram os bracarenses em nota oficial da SAD.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários