Esta Escola não Serve. Venha Outra

Temos de ultrapassar as forças estranhas e poderosas que impedem qualquer ideia de mudança, para combater os constrangimentos e/ou bloqueios que impedem o sistema de ser posto em causa.

Sugata Mitra, numa conferência TED, explica que, há cerca de 300 anos, o Império Britânico criou um computador global feito de pessoas, a máquina burocrática administrativa, e explica ainda como criou a escola para formar as pessoas necessárias para por essa máquina a funcionar. Pessoas com uma boa caligrafia, capazes de ler e de fazer a multiplicação, divisão, adição e subtração de cabeça, e tão idênticas que se poderia escolher uma da Nova Zelândia e embarcá-la para o Canadá, aonde chegaria pronta para funcionar sem haver necessidade de tempos de adaptação. Os vitorianos, conclui Sugata Mitra, eram na verdade grandes engenheiros, pois foram capazes de criar um sistema tão robusto e maravilhosamente construído que ainda hoje continua a produzir pessoas idênticas, só que para uma máquina que já não existe.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários