As contradições do progresso no Porto/Post/Doc

Na Competição Internacional do festival portuense, filmes que constatam o mundo em que vivemos, da Geórgia à Etiópia, entre o transe e o retrato.

antropoceno,portopostdoc,colonialismo,historia,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
"Faya Dayi" de Jessica Beshir cortesia porto/post/doc
antropoceno,portopostdoc,colonialismo,historia,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
"The Last Shelter", de Ousmane Zoromé Samassekou cortesia porto/post/doc

Muito se tem falado, nesta edição 2021 do Porto/Post/Doc (que se prolonga até dia 30 mas cuja Competição Internacional termina este sábado com o anúncio dos vencedores), de “ideias para adiar o fim do mundo”, mas a própria frase do activista Ailton Krenak está armadilhada. Primeiro, porque implica que o fim do mundo seja inevitável (embora, em tempo cósmico, não aconteça senão daqui a muitos biliões de anos). Segundo, porque o adiamento — questão de sobrevivência exigida por um antropocentrismo civilizacional que veio acelerar os processos de erosão da natureza — não é senão um penso rápido que permite ganhar tempo para procurar mais soluções.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar