Ómicron: a variante do vírus que está a assustar o mundo

A nova versão do coronavírus surgiu na África do Sul e já foi classificada como preocupante pela Organização Mundial da saúde que lhe deu o nome Ómicron. Em Portugal os primeiros 13 casos de infecção por esta variante foram identificados na manhã desta segunda-feira.

Foto
Há o receio de que esta nova variante seja mais transmissível e menos vulnerável às vacinas, mas ainda há também muitas incertezas REUTERS/Siphiwe Sibeko

Na sexta-feira a B.1.1.529 ganhou o nome Ómicron na lista de variantes preocupantes, segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de uma nova variante do SARS-CoV-2 que já pôs o mundo em sobressalto, chamando a atenção pela elevada quantidade de mutações que apresenta, mais do que outras variantes detectadas até agora. Há o receio de que seja mais transmissível e mais resistente às vacinas, mas ainda há também muitas incertezas. Afinal, 0 que é que já sabemos sobre esta nova versão do vírus?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 28 comentários