Grupo português DST é o único candidato à privatização da Efacec

O outro candidato, também português, a Sing SGPS, desistiu na recta final de reprivatização de 71,73% da empresa.

Foto
José Gonçalves Teixeira, presidente da DST, e candidato à compra da Efacec Andre Rodrigues

Há um único candidato à compra da Efacec, o grupo DST, informou esta quarta-feira a Parpública, a entidade responsável pela reprivatização de 71,73% do capital da empresa. O outro candidato à terceira fase do processo, o grupo Sing SGPS, também português, não chegou a apresentar uma proposta final.

“A Parpública, SGPS, SA comunica que no âmbito do processo de reprivatização da participação social de 71,73% do capital social da Efacec – Power Solutions, SGPS, SA, no prazo estabelecido, recebeu uma proposta – ‘Best And Final Offer’, apresentada pelo investidor DST, SGPS, SA”, afirma a empresa pública em comunicado, não avançando qualquer outra informação sobre a operação.

A DST é uma empresa com actividade na construção, ambiente, entre outras, e com uma forte aposta na cultura e no mecenato. O seu presidente, José Teixeira, inverte a ordem das coisas e diz que o grupo DST não apoia a cultura porque é uma boa empresa de construção, mas é antes um grupo na área da construção porque sempre apostou na cultura.

Em Setembro, o Governo alargou o prazo para os dois candidatos à maioria do capital da Efacec apresentarem “propostas vinculativas melhoradas e finais”, depois da desistência de três grandes empresas internacionais.

O processo de reprivatização da empresa, nacionalizada a 2 de Agosto de 2020, tem sofrido sucessivos atrasos, esperando o Governo, no calendário definido, que possa terminar até ao final do ano.

Ao longo dos últimos meses, a situação financeira da empresa tem-se degradado, levando-a a falhar os pagamentos aos fornecedores, o que originou a quase paralisação da sua produção.

A nacionalização de 71,73% do capital da Efacec, detidos por Isabel dos Santos, ocorreu na sequência dos problemas dos processos judiciais desencadeados pela justiça angolana, relacionados com as revelações do “Luanda Leaks”, contra a empresária. O arresto de parte dos seus bens e de contas bancárias geraram uma situação de impasse, impossibilitando a venda da referida participação.

Os restantes cerca de 30% do capital da empresa continuam nas mãos de dois accionistas privados, o grupo Têxtil Manuel Gonçalves e José de Mello.

Com mais de dois mil trabalhadores, a Efacec é uma referência em várias áreas de negócios, estando presente em diversos países do mundo. 

Esta segunda-feira, a administração da Efacec, que tem sido muito criticada pelos trabalhadores, divulgou um comunicado onde refere o reforço da sua presença em vários mercados internacionais, “com novos contratos assinados em 2021, acima dos 220 milhões de euros, numa carteira global superior a 500 milhões de euros”. Adianta ainda a administração, liderada por Ângelo Ramalho, que a empresa “apresenta resultados alinhados com o plano de negócio para este período, superando, em mais de 35 milhões de euros, o período homólogo. Os projectos comprovam a competitividade da empresa e o reconhecimento da sua excelência em território nacional e além-fronteiras”.​

Sugerir correcção
Comentar