Galp sobe tarifas da electricidade em cerca de 2,7 euros mensais a partir de Janeiro

No caso do gás natural, os aumentos mensais para os principais escalões serão de cerca de dois euros.

Foto
Galp e EDP já anunciaram aumentos para o próximo ano, reflectindo os custos da energia Adriano Miranda

A Galp vai aumentar os preços da electricidade a partir de 1 de Janeiro, uma subida que rondará os 2,7 euros mensais para as potências contratadas mais representativas, adiantou à Lusa fonte oficial da empresa.

“A partir do próximo dia 1 de Janeiro, os preços finais da electricidade e do gás natural da Galp serão actualizados […]. Para as potências contratadas mais representativas, o aumento mensal na factura da electricidade para os clientes da Galp, rondará, em média, os 2,7 euros”, adiantou fonte oficial da companhia, em resposta à Lusa.

No caso do gás natural, os aumentos mensais para os principais escalões serão de cerca de dois euros.

Segundo a mesma fonte, no caso da electricidade, o preço reflecte o “aumento do custo de aquisição de energia, bem como a previsão de redução das tarifas de acesso às redes, anunciada pela ERSE [Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos] para 2022”, enquanto o aumento do preço do gás natural também se deve ao custo de compra, “em linha com a evolução do preço deste produto no mercado internacional”.

Apesar de reconhecer o impacto do contexto do mercado na factura dos seus clientes, a petrolífera notou que a sua oferta integrada permite “níveis de poupança mensais que ultrapassam largamente os aumentos agora anunciados”.

Conforme exemplificou, os clientes com a oferta integrada de gás e electricidade com potências/escalões mais representativos podem poupar mensalmente 21 euros, em função do consumo anual de combustível.

Na semana passada, a EDP Comercial anunciou que as suas tarifas de electricidade vão subir em média 2,4% em 2022, o que corresponde a um acréscimo na factura das famílias de cerca de 90 cêntimos por mês, reflectindo a subida dos custos da energia.

Já a Endesa disse que vai manter os preços da electricidade para as famílias e pequenos negócios em 1 de Janeiro.

De acordo com dados da ERSE, em Setembro de 2021, o mercado livre representava mais de 86% do número total de clientes e cerca de 95% do consumo em Portugal Continental, exibindo um aumento de 1,2 pontos percentuais e de 0,4 pontos percentuais, respectivamente, relativamente ao peso relativo do mês homólogo. No mesmo mês, manteve a quase totalidade dos fornecimentos a grandes consumidores.

Sugerir correcção
Comentar