Camilo Rebelo. Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa

O podcast No País dos Arquitectos é um dos parceiros da Rede PÚBLICO.

podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,vila-nova-foz-coa,douro,arquitectura,
Fotogaleria
António Jerónimo
podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,vila-nova-foz-coa,douro,arquitectura,
Fotogaleria
Camilo Rebelo & Tiago Pimentel
podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,vila-nova-foz-coa,douro,arquitectura,
Fotogaleria
Camilo Rebelo & Tiago Pimentel
podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,vila-nova-foz-coa,douro,arquitectura,
Fotogaleria
Camilo Rebelo & Tiago Pimentel
,Museu
Fotogaleria
Camilo Rebelo & Tiago Pimentel
Arquitetura
Fotogaleria
Camilo Rebelo & Tiago Pimentel
,Museu Guggenheim de Bilbao
Fotogaleria
Cláudio Reis
Parque Arqueológico do Vale do Côa
Fotogaleria
Cláudio Reis
Parque Arqueológico do Vale do Côa
Fotogaleria
Camilo Rebelo
p3,
Fotogaleria
Camilo Rebelo
,Museu
Fotogaleria
Gabriele Basilico
,Rio Côa
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Acorde no céu
Fotogaleria
Paulo Pimenta

No 18.º episódio do podcast No País dos Arquitectos, Sara Nunes, da produtora de filmes de arquitectura Building Pictures, conversa com o arquitecto Camilo Rebelo, que fala sobre o Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa.

Embora a arquitectura seja a narrativa principal deste episódio, a verdade é que o arquitecto traça um conjunto de narrativas secundárias que têm como pano de fundo o tema da sustentabilidade. Em sintonia com a paisagem, o Museu do Côa encontra-se localizado no território do Alto Douro Vinhateiro e é a partir dessa relação que protege a arte rupestre do Vale do Côa. Ou recorrendo às palavras do arquitecto: “O Côa é um terraço que vê a paisagem – porque é a paisagem que é classificada – e faz dessa mesma paisagem a estrutura e a composição do próprio terraço”.

Tendo em conta a importância que o tema da sustentabilidade assume na investigação desenvolvida pelo arquitecto, no primeiro momento da entrevista procura-se compreender como é que a arquitectura pode deixar de ser um problema para o planeta e passar a ser uma solução.

Foto

Camilo Rebelo começa por associar a qualidade ambiental à qualidade arquitectónica para mostrar o papel do arquitecto na construção de casas mais saudáveis e amigas do ambiente e, à medida que a conversa avança, fundamenta a sua posição: “Não se pode estar a ensinar a hierarquia de espaço ou a proporção sem estarmos a falar de matéria e a matéria é um acto de consumo contínuo (...). Não ter grande necessidade de aquecer a casa, não precisar de muita luz artificial, reduzir consumos, não ter de arrefecer os vários compartimentos – que é um tema que eu considero absolutamente importante –, pois é mais dispendioso arrefecer do que aquecer uma casa. Não precisar de arrefecer a casa num país que tem tendência a aquecer é um grande salto. Todo este tema é uma escolha, mas o dever do arquitecto é alertar para essa escolha”. Portanto, para que o edifício se torne ecológico, tem de reduzir ao máximo o impacto no ambiente.

Um dos factores que reduz o gasto das energias não renováveis e combate o desperdício é também a proximidade de matéria-prima no decorrer da obra. Essa foi uma das conclusões a que o arquitecto Camilo Rebelo chegou, durante o processo construtivo do Museu do Côa, juntamente com o arquitecto Tiago Pimentel e a sua equipa multidisciplinar. Entre os vários elementos da equipa, encontram-se engenheiros como Jorge Nunes da Silva, arqueólogos e outros especialistas que muito contribuíram para reflectir e trabalhar sobre aquele que viria a ser o principal tema do museu: a Pedra.

Como tudo foi desenhado em função da paisagem, o nosso entrevistado guarda vivas memórias sobre a beleza do lugar. Numa das várias visitas ao local onde iria ser construído o Museu do Côa, o arquitecto conta que estava reunido com um grupo de pessoas. Entre elas, encontravam-se arqueólogos e alguns visitantes. Enquanto ouve uma apresentação, Camilo Rebelo senta-se descontraidamente num grande pedregulho. De repente, sem que nada o fizesse prever, debaixo da pedra, em que o arquitecto se apoiava, sai um lagarto. Nesse instante, o susto e o riso misturaram-se naquele ‘rio de gente’ e, no final, ficou a lembrança para recordar como as altas temperaturas do território forçam o encontro entre bichos e pessoas. A pedra – como o elemento que “dá abrigo” e “protecção” – parecia sugerir, mais uma vez, parte das respostas para este projecto.

“Construir no local e com o local” foi uma das principais premissas. Como um dos objectivos passava por edificar “um museu com pedra”, a ideia original era utilizar o próprio xisto. Porém, os arquitectos viram-se obrigados a excluir essa opção, quando a equipa de engenheiros explicou que “o xisto não era um material tecnicamente válido” por “não responder aos esforços do betão armado”. Tudo indicava que o tema da pedra estava sob ameaça, mas a natureza do território e a colaboração entre os vários elementos encaminhariam para a solução: “Nós queríamos construir um grande monólito na paisagem, um megalítico. Ou seja, algo que tornasse a pedra num ícone, atribuindo-lhe um novo significado com um significado habitável. Neste caso, não com o código da caça ou com o código da fertilidade como o Homem do Paleolítico, mas com os códigos da arquitectura com portas, janelas, salas, espaços e luz”.

Juntos procuraram a continuidade cromática da paisagem e optaram por utilizar o betão pigmentado com elementos que se aproximassem da cor e da textura do xisto: “Temos amostras em betão que são exactamente iguais às das pedras”.

No País dos Arquitectos é um dos podcasts da Rede PÚBLICO. Produzido pela Building Pictures, criada com a missão de aproximar as pessoas da arquitectura, é um território onde as conversas de arquitectura são uma oportunidade para conhecer os arquitectos, os projectos e as histórias por detrás da arquitectura portuguesa de referência.

Segue o podcast No País dos Arquitectos no Spotify, na Apple Podcasts ou em outras aplicações para podcast.

Conhece os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Se gostas de ouvir podcasts, subscreve gratuitamente a newsletter Subscrito, com novidades e recomendações para trazer nos ouvidos.

Sugerir correcção
Comentar