Yoon Suk-yeol, favorito à presidência sul-coreana, quer “neutralizar” a ameaça nuclear da Coreia do Norte

Antigo procurador-geral que chega à política com fama de ser duro contra a corrupção (até já destituiu uma Presidente), Yoon é um conservador, populista e de frases polémicas.

Foto
Yoon Suk-yeol, à direita, cumprimentando o seu principal rival na corrida à presidência sul-coreana, Lee Jae-myung EPA/YONHAP

Favorecido pela sua reputação de procurador que luta pela justiça e contra a corrupção, Yoon Suk-yeol, o candidato à presidência pelo Partido do Poder Popular (PPP), principal partido da oposição da Coreia do Sul, lidera as sondagens na corrida à Casa Azul (residência oficial do Presidente). Se vencer em Março de 2022, a sua liderança deverá fazer-se sentir nas relações com os países vizinhos, contrariando a política externa e postura conciliatória para a península coreana do actual Presidente Moon Jae-in: mais Japão, menos China e menos Coreia do Norte.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar