Israel não ficará “legalmente vinculado” por acordo nuclear com o Irão

Primeiro-ministro Naftali Bennett diz que o Estado hebraico não abdicará da sua “liberdade de acção”, mesmo que isso implique conflitos “com alguns dos nossos melhores amigos”.

Foto
Naftali Bennett diz que Israel "adormeceu" depois da assinatura do acordo nuclear de 2015 ABIR SULTAN/EPA

A poucos dias de mais uma tentativa para relançar o acordo nuclear com o Irão, Israel avisou que não ficará “legalmente vinculado” com os compromissos que saírem das negociações entre as potências ocidentais e o Governo de Teerão.

“Mesmo que se regresse ao acordo de 2015, não faremos parte dele e não estaremos legalmente vinculados”, afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro Naftali Bennett, enfatizando que Israel não abdicará da sua “liberdade de acção” no que ao Irão diz respeito.

As declarações de Bennett foram proferidas no mesmo dia em que o director-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, defendeu em Teerão o aprofundamento da cooperação com a República Islâmica.

“A agência quer continuar e aprofundar o diálogo com o governo do Irão. Concordámos em prosseguir o nosso trabalho conjunto sobre transparência”, disse Grossi, que chegou a Teerão na segunda-feira para manter conversações com o Governo iraniano sobre pontos que a AIEA considera “essenciais” para reactivar o acordo nuclear de 2015, tais como o tratamento dado pelas autoridades aos inspectores da agência e a reinstalação de câmaras nas instalações nucleares iranianas.

Teerão e Washington retomarão a 29 de Novembro, em Viena, as negociações indirectas, que estão suspensas desde Junho, para encontrar formas de fazer reviver o acordo nuclear, do qual o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu há três anos, impondo duras sanções ao Irão.

Em resposta, o Irão fez tábua rasa dos limites estabelecidos pelo acordo assinado em 2015 com os países com assento no Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha, e começou a enriquecer urânio com uma pureza de 60%, bem acima dos 3,67% impostos pelo acordo. No início do Novembro, Teerão anunciou que, no espaço de um mês, quase duplicou a quantidade de urânio enriquecido armazenada em menos de um mês, que seria agora de mais de 210 quilos a 20% e 25 quilos a 60%.

Apesar de o Irão negar que o enriquecimento de urânio tenha um objectivo militar, Israel vê o programa nuclear da República Islâmica como uma ameaça que tem de ser contida. “O Irão está numa fase muito avançada do seu programa nuclear e a sua capacidade de enriquecimento de urânio é maior e mais sofisticada que nunca”, disse Bennett numa conferência sobre defesa e segurança na Universidade Reichman, em Telavive, prometendo que “o erro” que Israel cometeu após a assinatura do acordo de 2015 “não se repetirá”.

“O momento em que o acordo foi assinado afectou-nos como um remédio para dormir. Israel adormeceu e distraiu-se com outras coisas. Mas aprendemos com esse erro”, afirmou o primeiro-ministro israelita, reafirmando a autonomia de Israel, mesmo que um eventual acordo venha a ser alcançado. “Manteremos a nossa liberdade de acção”, prometeu, mesmo sendo possível que venham a existir conflitos com “alguns dos nossos melhores amigos”.

“Israel é forte, bem-sucedido e aberto ao mundo”, argumentou Bennett, observando que o Irão se encontra actualmente “no seu ponto mais extremo desde 1979”, ano da Revolução Islâmica. “É um regime que nem sequer é capaz de dar água aos seus cidadãos. Água. Um regime com uma economia débil, com um governo corrupto que lidera pela força e pelo medo”, reforçou.

Na mesma conferência, também o ministro das Finanças israelita, Avigdor Lieberman, alertou para o perigo do programa nuclear iraniano: “Com acordo ou sem acordo, o Irão tornar-se-á numa nação nuclear e terá uma arma nuclear em cinco anos, no máximo.”

Houve também espaço para críticas ao primeiro-ministro no evento da Universidade Reichman. Tamir Pardo, antigo director da Mossad, acusou o Governo de Bennett de não ter uma estratégia para lidar com o Irão.

“A questão é se Israel tem uma estratégia em relação ao Irão, e eu acho que não tem. Parece-me que a tendência é que Israel volte ao que era antes”, afirmou Pardo, um crítico da política do anterior primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, de oposição total ao acordo nuclear, defendendo que, apesar de todas as suas debilidades, o compromisso assinado em 2015 possuía algumas vantagens.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários