Biden quer recandidatar-se à presidência, garante a Casa Branca

Queda de popularidade e preocupações com a saúde têm dado a origem a especulações quanto à possibilidade de Biden não se recandidatar.

Foto
Joe Biden foi sujeito a um exame médico na semana passada LEAH MILLIS / Reuters

O Presidente dos EUA, Joe Biden, pretende recandidatar-se ao cargo nas eleições de 2024, revelou a porta-voz da Casa Branca, Jan Psaki.

A popularidade de Biden, de 79 anos, sofreu uma queda nos últimos meses, o que tem dado origem a especulações por parte de alguns dirigentes democratas sobre a possibilidade de o actual Presidente não se recandidatar.

“Ele vai [recandidatar-se]. Essa é a sua intenção”, afirmou a porta-voz. Psaki quis pôr fim aos rumores durante uma conferência de imprensa esta segunda-feira, enquanto Biden viajava para Fort Bragg, na Carolina do Norte, para um encontro de celebração do Dia de Acção de Graças com militares.

A preocupação do Partido Democrata está relacionada com as vitórias mais recentes de Republicanos nas eleições estaduais na Virgínia no início do mês e com a curta vitória Democrata em Nova Jérsia.

Uma das hipóteses em cima da mesa seria a possibilidade de a vice-presidente Kamala Harris poder candidatar-se à presidência em 2024, caso Biden decidisse não se apresentar. Uma sondagem recente do jornal USA Today e da Universidade de Suffolk mostrou que Harris tem uma aprovação de 28%.

O estado de saúde do Presidente, que vai chegar às eleições de 2024 com 81 anos (e tomar posse já com 82, se for reeleito), também é um factor por trás das especulações. Na semana passada, Biden fez o primeiro exame físico desde que chegou à Casa Branca, em Janeiro, e a conclusão é de que está apto para se manter no cargo. No entanto, os médicos verificaram que os ataques de tosse de que sofre frequentemente se devem a refluxo ácido.

O momento político de Biden ganhou uma nova força com a aprovação pelo Congresso na semana passada de um plano de infra-estruturas no valor de um bilião de dólares (890 mil milhões de euros). Em debate está ainda um pacote de prestações sociais no valor de dois biliões de dólares.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários