Há doze candidatas a Capital Europeia da Cultura: quais são e o que querem

O grupo inicial era composto por dez localidades do continente e ilhas, mas entretanto juntaram-se mais duas candidatas.

Foto
Parque dos Poetas, em Oeiras, uma das vilas/cidades candidatas a Capital da Cultura 2027

As candidaturas para a Capital Europeia da Cultura 2027 estiveram abertas de 23 de Novembro de 2020 até esta terça-feira e, ao todo, 12 cidades e vilas portuguesas perfilaram-se para uma iniciativa que poderá valer um apoio do Estado português no valor de 25 milhões de euros. 

Este ano, a iniciativa envolve uma localidade de Portugal e outra da Letónia. As vencedoras funcionarão, durante doze meses, como uma espécie de montra para toda a Europa da sua actividade e diversidade cultural, organizando eventos, reabilitando património e dinamizando as cidades como centros de vida cultural, social e económica.

O valor do apoio nacional foi revelado ainda em Outubro de 2020 pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, no âmbito de uma reunião com representantes das primeiras 10 cidades que manifestaram intenção de se candidatar: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras e Viana do Castelo. Entretanto, Ponta Delgada e Vila Real engrossaram a lista de pretendentes.

À verba nacional junta-se um prémio pecuniário de 1,5 milhões de euros em homenagem a Melina Mercouri, primeira mulher ministra da Cultura na Grécia a criadora da iniciativa que visa promover a diversidade de culturas da Europa, em 1985.

A Capital Europeia da Cultura 2027 decorrerá em simultâneo em Portugal e na Letónia e a escolha caberá a um júri de 12 peritos independentes (dois deles indicados por Portugal), nomeados por instituições europeias. A cidade/vila vencedora será anunciada em 2023.

Depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012), Portugal volta acolher a organização da Capital Europeia da Cultura. 

Foto

Aveiro

Foi ainda em Junho de 2019, no Regimento de Infantaria 10, em São Jacinto, que a cidade de Aveiro se lançou na corrida a ser Capital da Cultura em 2017. A candidatura “E isto muda tudo” assumiu quatro eixos fundamentais de intervenção: Cultura, Natureza, Tech e Soul. Mais tarde, viria a ser apresentada, no Teatro Aveirense, a estrutura executiva e a comissão de honra, presidida por Carlos Moedas. Ribau Esteves, presidente da autarquia, descreveu na ocasião o seu companheiro de partido como um “daqueles portugueses que ajudaram a gerir a pátria em momentos muito difíceis do seu passado recente (…) ajudando Portugal e a Europa a crescer e a serem maiores e melhores”.

Foto

Braga

Com o apoio do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do presidente do Governo Regional da Galiza, Ricardo Rio oficializou a candidatura de Braga a esta iniciativa em Novembro de 2020. O evento foi marcado por instalação artística de Cláudia Martinho em que várias plantas conectadas a sensores (os quais captavam os seus impulsos electromagnéticos dando-lhe “voz”) ocupavam o lugar das pessoas que, por causa da pandemia, não puderam estar presentes. A candidatura de Braga a Capital da Cultura tem 20 propostas que incluem a transformação do antigo Cinema São Geraldo no Media Arts Center ou a requalificação do Edifício das Convertidas.

Foto

Coimbra

No dia 16 de Novembro, Coimbra tornou-se a “primeira cidade portuguesa a submeter” oficialmente a candidatura a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027. O documento entregue integra o “trabalho desenvolvido durante o percurso de preparação”, bem como as “áreas em torno do qual será estruturado o programa de Coimbra 2027”, refere uma nota de imprensa do grupo de trabalho da candidatura, enviada à agência Lusa. “Ver materializada a caminhada percorrida nos últimos anos (…) é, sem dúvida, o momento mais alto deste percurso”, disse o mágico e coordenador do grupo de trabalho da candidatura Luís de Matos.

Foto

Évora

O dossier de 20 volumes relativo a Évora foi enviado pelos correios nesta terça-feira para análise pelo júri internacional. O objectivo da candidatura é “tornar a cidade e a região num centro de cultura e de pensamento sobre a acção da Humanidade a partir da cultura holística do Alentejo”, indicou a equipa de missão de Évora 2027. A caixa com o dossier que seguiu para o Ministério da Cultura contém um pequeno saco com alecrim, que representa um dos cheiros característicos do Alentejo.

Foto

Faro

Foi uma comitiva composta por mais de 300 pessoas que entregou, no Palácio da Ajuda, a candidatura ("Bidbook) de Faro a Capital Europeia da Cultura, em 2027. O grupo incluía dezenas de motards do Motoclube de Faro e da Moto Malta Faro, um grupo folclórico, um grupo coral e outras associações da região que acompanharam o presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, na sua ida ao Ministério da Cultura. À chegada formou-se um cordão humano e o livro da candidatura passou pela mão de cada um dos presentes até chegar ao seu destino.

Foto

Guarda

A Câmara Municipal da Guarda enviou via postal o processo da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027 e o seu presidente espera agora “pelas boas notícias” da decisão final. “O ‘dossier’ foi entregue e as ordens que nós demos foi para dar seguimento a tudo o que estava preparado. E não estava preparada nenhuma festa. Nem gastar mais dinheiro, ainda, com divulgações”, disse o autarca Sérgio Costa, para justificar o facto de o município não ter assinalado o momento com um acto público como aconteceu com outras cidades candidatas.

Foto

Funchal

A candidatura do Funchal, à semelhança de outras, já tem um site bilingue onde são apresentados os principais objectivos da candidatura. O anúncio foi feito já em Agosto, durante a sessão solene comemorativa dos 512 anos da cidade, e o último passo, foi o convite feito a Rigo (o artista plástico madeirense Ricardo Gouveia) para ser comissário da candidatura. “O Funchal, pelas suas características atlânticas, pela proximidade com o continente africano, e por ser, desde sempre, um ponto de encontro, pode despoletar um diálogo sobre o que é a identidade europeia hoje”, disse o artista ao PÚBLICO, após o convite.

Foto

Leiria

“Curar o comum” é o lema da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 que já foi enviada para análise do júri internacional. A candidatura é composta por 26 municípios do distrito e vai dispor de 390 mil euros para serem investidos no plano de actividades do próximo ano, o que corresponde a uma comparticipação anual de 50 cêntimos por habitante (quase 800 mil), consoante a demografia de cada concelho. Em 2022, as acções promovidas vão nascer do conceito de “Praça”, procurando “o envolvimento dos agentes e participantes dos 26 territórios constituintes da candidatura”, segundo uma nota divulgada.

Foto

Oeiras

A candidatura de Oeiras tem apoios de peso e já está no terreno com cartazes em todos os cantos do concelho. Rui Unas foi o apresentador da iniciativa, num evento que teve lugar no auditório do Taguspark e que contou com a presença do comissário da candidatura, Jorge Barreto Xavier, da fadista Katia Guerreiro e que teve o apoio da comissária europeia Elisa Ferreira, do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso e do conselheiro estratégico Robert Palmer. Os objectivos da candidatura estão centrados em cinco eixos: Oeiras, Ecossistema Urbano; Oeiras, Capital da Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa; Oeiras, Capital das Artes e da Criatividade; Oeiras, Capital das Heranças Culturais; Oeiras, Capital do Património Marítimo.

Foto

Ponta Delgada

A comissão de honra da candidatura de Ponta Delgada – Açores a Capital Europeia da Cultura 2027 integra 113 personalidades e é presidida pelo escritor Onésimo Teotónio de Almeida. Ligado a esta candidatura foi lançado o programa de residências artísticas “9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas”, que acontece em todo o arquipélago, e que implicou a selecção de nove artistas que, entre 30 de Setembro e 4 de Dezembro deste ano, estarão residência artística em todas as ilhas do arquipélago, desenvolvendo trabalhos em diversas vertentes. À semelhança do que acontece noutros casos, esta candidatura conta com a parceria dos restantes 18 municípios açorianos e também com o apoio do Governo dos Açores.

Foto

Viana do Castelo

“Viana, um mar de cultura”, é o slogan da candidatura de Viana de Castelo, que promete usar como argumentos para ser seleccionada as tradições, o folclore, o ouro, os bordados, as artes e ofícios, a arquitectura civil e religiosa, os museus, a vivência ligada ao mar e o património da região. “Vamos apresentar-nos a jogo com aquilo que temos de melhor, para que em conjunto o júri possa fazer uma avaliação”, declarou o autarca José Maria Costa, que presidiu à sessão de apresentação da candidatura que decorreu nos claustros do Convento de S. Domingos. O professor Gonçalo Vasconcelos e Sousa, historiador e especialista em arte, de 51 anos, é o comissário da candidatura composta ainda por José Escaleira, professor, Mário Barroca, vice-director da Faculdade de Letras do Porto, e o escritor Valter Hugo Mãe.

Foto

Vila Real

A região do Douro deu o seu apoio ao objectivo de Vila Real que também concorre a ser Capital Europeia da Cultura em 2027. A intenção foi anunciada em Julho deste ano e o autarca, Rui Santos, deixou claro que, “com a CIM-Douro a apoiar a candidatura”, há “todas as condições” para ser Vila Real a vencer. “Vila Real é a cidade mais bem posicionada para isso aconteça. É o centro geodésico do Norte, está a 50 minutos de um aeroporto internacional (Porto) e a pouco mais de Braga, Guimarães, Viseu e de Espanha.” O trabalho feito pela câmara para a cidade ser Capital Europeia da Cultura vai ser apresentado aos vila-realenses no dia 25 de Novembro.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários