A CNN arranca nesta segunda-feira em Portugal

Novo canal de informação estará nos pacotes base dos operadores televisão por subscrição no lugar onde morava a TVI24. Grelha começa a desvendar-se esta semana.

Foto
Os primeiros ensaios do canal Armanda Claro/Media Capital

Os primeiros momentos de um canal de notícias são imprevisíveis e impossíveis de ensaiar. É essa a condição imposta pela actualidade, mesmo com uma marca reconhecível como “CNN” a dar o mote. A CNN Portugal nasce esta segunda-feira, pondo fim à presença da TVI24 no espectro, e embora não possa ter um dos emblemáticos ingredientes do canal internacional nos anos 1990 — a voz de baixo de James Earl Jones a dizer “this... is CNN” — terá uma imagem e mecânica milimetricamente preparadas para garantir que nunca se esquece que no ecrã (são 4,3 milhões de lares em que o canal estará presente) está uma CNN. À portuguesa. Para lidar com o imprevisto de um canal de notícias há uma grelha estável em grandes blocos do dia de segunda a sexta, e programas distintivos em certas noites da semana ou ao fim de semana.

A CNN Portugal, que se afirma “em todas as frentes” arranca com Novo Dia, logo às 6h30, e com André Neto de Oliveira, Diana Bouça-Nova e Isaura Quevedo entre os estúdios de Lisboa e Porto; segue-se o “espaço da notícia com análise” que é CNN Hoje, com Ana Guedes Rodrigues e que ocupa as duas horas entre as 10h e as 12h no canal. Como o próprio nome indica, CNN Meio-Dia arranca logo a seguir e prolonga-se até às 15h com Cátia Nobre e José Carlos Araújo a conduzir uma emissão com noticiário e comentário, mas também a participação dos espectadores.

A tarde estende-se com Agora CNN, até às 18h e com Rita Rodrigues e Pedro Bello Moraes a tomar conta da “hora do frenesim informativo”, como descreve o canal. CNN Fim de Tarde dá prioridade à opinião para fazer o balanço das notícias que marcaram o dia, num espaço entre as 18h e as 21h, e é às 21h, já com os noticiários dos canais generalistas a findar, que Judite de Sousa e Júlio Magalhães, históricos pivots de notícias portugueses, se estreiam no Jornal da CNN. Os jornalistas alternarão a apresentação deste noticiário, que se define como um espaço de autor de uma hora.

A noite terá um CNN Prime Time, apresentado por Ana Sofia Cardoso e Paulo Magalhães em que as entrevistas dominarão e com Magalhães a conduzir Crossfire, um formato bem conhecido de confronto de ideias. Entre as 00h e as 1h fecha-se um ciclo noticioso e abre-se outro, como indica o canal, com CNN Meia Noite e com Cláudio Carvalho. Tudo isto se passa num estúdio de informação de 600m2, construído a partir do que eram os espaços de filmagem do entretenimento da TVI em Queluz de Baixo.

O canal frisa, como fez o seu director ao PÚBLICO há dias, que é um órgão de informação português para o público português sobre a actualidade que marca Portugal, contando como extra com títulos da biblioteca CNN para a sua programação. É assim que da CNN internacional vêm vários programas: Sinais Vitais com Sanjay Gupta, Passageiro Frequente, o programa de viagens 24 Horas, O Admirável Mundo com Richard Quest, O Chefe e a Cidade (Culinary Journeys) ou I9, bem como especiais sobre a covid-19 ou as reportagens de Fareed Zakaria ou Anderson Cooper.

Às segundas-feiras à noite, Rui Santos terá um programa de 45 minutos de comentário desportivo — e um espaço de crónica no site da CNN Portugal — mas o CNN Desporto terá uma presença “transversal” na grelha, aparecendo em vários momentos e dias. As manhãs do fim-de-semana, conduzidas por José Gabriel Quaresma, querem dar mais espaço a “temas fora da agenda mediática”; as tardes de fim-de-semana terão o mesmo espírito, com espaço entre as notícias para as viagens, os carros ou a gastronomia, com Francisco David Ferreira; ao sábado de manhã, Pedro Benevides traz Fontes Bem Informadas à antena do canal, entre as 11h e as 13h, falando da semana noticiosa a partir da perspectiva do jornalista e sobre “como o jornalismo influencia a realidade e é influenciado por ela”, convidando representantes de todos os órgãos de informação; os fins do dia do fim-de-semana serão ocupados por espaços de comentário, que também terão um olhar para o futebol.

Num comunicado emitido esta segunda-feira, Mário Ferreira, presidente do conselho de administração do Grupo Media Capital que com a CNN International Commercial trazem o canal para o país, diz que a parceria vem “acelerar e a transformar o universo jornalístico em língua portuguesa”. O canal, cujos rostos mais frequentes serão os seus pivots e apresentadores, terá também comentadores como António Lobo Xavier, José Pacheco Pereira, Helena Matos, Helena Ferro Gouveia, Bernardino Soares, Francisco Seixas da Costa, Maria João Avillez ou Sérgio Sousa Pinto.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários