Dez anos de viagens deram dez postais — e dez “coreografias musicadas”

Exposição Places of Comfort V//Final, da Esquiva - Companhia de Dança, pode ser vista até 25 de Novembro no Mira Artes Performativas, no Porto.

Islândia Mariana Amorim
Fotogaleria
Islândia Mariana Amorim

Durante dez anos, a Yashica FX-3 2000 foi a companheira de viagem de Mariana Amorim. Islândia, Índia, Tailândia, Celorico de Basto, Macau – por estes e outros locais recolheu instantâneos analógicos que deram origem a Places of Comfort V//Final, uma exposição de fotografia, de vídeo, de dança, de música, para ver no Porto.

“O projecto Places of Comfort faz parte de um processo contínuo de pesquisa e questionamento focado nos lugares, nas identidades e nas memórias”, explica a criadora, directora artística da Esquiva – Companhia de Dança, num comunicado enviado ao P3. Na génese estava a ideia de que haveria lugares específicos, “confortáveis”, onde cada um se sente num “equilíbrio perfeito”. “O que seriam estes lugares? Seriam iguais para todos? Os meus seriam quais? Seria possível construir um deles?”, questionou-se Mariana, partindo em busca de respostas pelo mundo, sempre a fotografar.

Destes dez anos de pesquisa, de onde ainda pode sair um livro, resultaram dez postais, “passíveis de serem vistos como coreografias musicadas”, que se podem conhecer nesta exposição promovida pela Esquiva. A cada imagem, uma criação, uma interpretação, uma música, capturada em vídeo. Assim se vêem, inspirados pelo que se descobre nestas paisagens, Ângela Quintela, Bruno Senune, Charlotte Bispo, Cláudia Eiras, Inês Queirós e a própria Mariana Amorim a dançarem ao som de criações de António Pedro Neves, Domingos Alves, Miguel Ramos e Vítor Peixeiro, filmados por Daniel Pinheiro. Para ver no Mira Artes Performativas, até 25 de Novembro (das 10h às 13h e das 14h às 18h nos dias 20 e 21, das 15h às 10h nos dias 22 a 25).

Londres
Londres Mariana Amorim
Algarve
Algarve Mariana Amorim
Índia
Índia Mariana Amorim
Açores
Açores Mariana Amorim
Açores
Açores Mariana Amorim
Chipre
Chipre Mariana Amorim
Celorico de Basto
Celorico de Basto Mariana Amorim
Macau
Macau Mariana Amorim
Douro
Douro Mariana Amorim
Tailândia
Tailândia Mariana Amorim