Trabalhadores da Cultura em greve este sábado para se associarem a manifestação em Lisboa

CENA-STE associa-se assim à manifestação nacional da CGTP.

Foto
Greve dos trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos em 2019 Nuno Ferreira Santos

O Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, de Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE) emitiu um pré-aviso de greve para este sábado, dia para o qual está agendada uma manifestação nacional da CGTP, em Lisboa.

De acordo com um comunicado divulgado no site oficial daquele sindicato, “o CENA-STE, de forma a garantir a possibilidade de participação de todos os trabalhadores do Sector das Artes de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos na Manifestação Nacional do próximo dia 20 de Novembro, emitiu um pré-aviso de greve para esse mesmo dia”.

A greve, referente “a todo o trabalho, em todos os turnos, em território nacional”, abrange “todos os trabalhadores do sector dos espectáculos e do audiovisual, independentemente da sua filiação sindical, das funções que desempenhem e do seu vínculo”.

A CGTP convocou uma manifestação nacional, para hoje, em Lisboa, pelo aumento geral dos salários, a erradicação da precariedade, a redução do horário de trabalho e em defesa da contratação colectiva.

A decisão, tomada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN, em Outubro, teve em conta “o crescendo das lutas em todos os sectores e a urgência de dar respostas aos problemas dos trabalhadores e do país”. “Temos a expectativa de ter muitos milhares de trabalhadores na rua, na manifestação nacional, para exigir um novo rumo para o país”, disse à agência Lusa Ana Pires, da Comissão Executiva da Intersindical.

Sugerir correcção
Comentar