O salário médio em algumas regiões do país é de apenas 800 euros?

A coordenadora do BE, Catarina Martins, chamou a atenção para estas discrepâncias durante uma entrevista esta semana à RTP. A nível nacional, o valor médio em 2020 ronda os 1314 euros.

Foto
A líder do BE disse em entrevista que há zonas do país em que o "salário médio está em 900 e 800 euros por mês" LUSA/NUNO ANDRÉ FERREIRA

A frase

Há regiões do país em que o salário médio está em 900 e 800 euros por mês.

Catarina Martins, coordenadora do BE, em entrevista à RTP no dia 17

O contexto

Na entrevista à RTP, Catarina Martins estava a referir-se à necessidade de aumentar o salário mínimo em Portugal, que, segundo promessa do Governo PS, poderá ser aumentado para 705 euros em Janeiro, sublinhando que em Portugal o salário médio é muito baixo e arrisca ficar colado ao valor do Salário Mínimo Nacional. “A única forma de puxarmos pela economia é mudar as regras do trabalho para puxarmos também pelo salário médio”, disse. A bloquista chamava também a atenção para as discrepâncias que existem no país, uma vez que, a nível nacional, o valor médio dos salários varia muito. Ronda os 1314 euros em 2020, mas haverá zonas do país muito abaixo desse valor.

Os factos

Os dados mais concretos que existem são os fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Entre as inúmeras estatísticas que produz, o INE tem um capítulo dedicado à “Remuneração média mensal de base por localização geográfica (NUTS)”. Os últimos dados consolidados, actualizados a 1 de Junho de 2021, dizem respeito a 2019. Assim, verifica-se que a zona do país com salários médios mais elevados é a Área Metropolitana de Lisboa (1221 euros). A zona com salário médio mais baixo é o Algarve (861 euros), seguindo-se o Alentejo com 868 euros. O Norte do país situa-se nos 924 euros e o Centro nos 883 euros.

Em resumo

A frase da coordenadora do BE, Catarina Martins, é assim verdadeira.

Sugerir correcção
Comentar