Fim-de-semana, na TV: artistas, heroínas e vilões entre revoltas e competições

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
Nina Simone é uma das mulheres retratadas em Como É Sentir-se Livre, documentário que o Odisseia estreia neste sábado

CINEMA

Missão Impossível
Fox Movies, sábado, 11h25
Um comando de espiões de elite, liderado por Ethan Hunt, recebe a difícil tarefa de descobrir as causas do falhanço de uma missão secreta que teve lugar em Praga. Tom Cruise é o protagonista desta reactivação cinematográfica da série que se estreou nos anos 1960 e continuou a fazer sucesso nas seguintes. Realizado por Brian De Palma, o filme é o primeiro de toda uma saga, que neste sábado tem honras de maratona no Fox Movies. O segundo capítulo passa às 13h09; o terceiro, às 15h05; Operação Fantasma, às 17h04; e Nação Secreta, às 19h10.

Viver na Noite
Hollywood, sábado, 22h25
EUA, anos da Lei Seca. Um dos bandidos que enriquece com o contrabando de bebidas alcoólicas é Joe Coughlin, o filho mais novo de um respeitável capitão da Polícia de Boston. Toldado pelo poder e empenhado em enriquecer a qualquer custo, Joe vê-se enredado no crime organizado e nos seus esquemas de traição e vingança. Realizado, produzido e protagonizado por Ben Affleck (A Cidade, Argo), uma história dramática que se baseia na obra homónima de Dennis Lehane. O elenco conta ainda com Elle Fanning, Brendan Gleeson, Chris Messina, Sienna Miller, Zoe Saldana e Chris Cooper.

Frágil como o Mundo
RTP2, sábado, 00h51
A segunda longa-metragem de Rita Azevedo Gomes é a história de um amor impossível. Vera (Maria Gonçalves) e João (Bruno Terra) são dois jovens que se amam, mas que têm o tempo contra eles. Isolados numa floresta, afastam-se de tudo. Fazem um pacto de nunca se separarem, “por nada deste mundo” e Vera revela a João um segredo. Um dia, ela enfraquece e acaba por adoecer. Mas se ele não a pode deixar “por nada deste mundo”, não pode também deixar de querer pedir ajuda.

Sleepers - Sentimento de Revolta
AXN Movies, domingo, 14h
Lorenzo, Michael, John e Tommy são quatro amigos que vêem as suas vidas mudar para sempre quando são enviados para um reformatório onde sofrem humilhações contínuas. Anos depois, surge a hipótese de vingança e expiação de todos os seus traumas. Escrito e realizado por Barry Levinson e adaptado do livro de Lorenzo Carcatera, o filme tem banda sonora de John Williams e conta com actuações de Robert DeNiro, Brad Pitt, Jason Patric, Kevin Bacon, Dustin Hoffman e Minnie Driver.

Focus
Fox, domingo, 19h14
Nicky Spurgeon é um vigarista profissional que resolve ajudar Jess, uma atraente burlona, mas que se afasta sem explicações quando a relação fica mais íntima. Três anos depois, reencontram-se. Ela tornou-se uma criminosa de sucesso e vai deixar-se envolver no mais recente esquema de Nicky… Mas apenas para o deixar fora de jogo. Uma comédia negra de Glenn Ficarra e John Requa, com Will Smith, Margot Robbie e Rodrigo Santoro.

Gangs de Nova Iorque
Hollywood, domingo, 1h25
Nova Iorque, 1863. Amsterdam Vallon, um jovem imigrante de ascendência irlandesa, regressa a Five Points para se vingar de William Cutting, conhecido como Bill, the Butcher, o líder de um grupo contra a imigração que matou o seu pai. O percurso de Amsterdam transforma-se então numa luta tanto pela sua própria sobrevivência, como por um espaço para o seu povo. Com realização de Martin Scorsese e com Leonardo DiCaprio, Daniel Day-Lewis e Cameron Diaz nos papéis principais, o filme recebeu nomeações para dez Óscares.

DOCUMENTÁRIOS

Como É Sentir-se Livre
Odisseia, sábado, 22h30
Estreia. “Estas mulheres corajosas, poderosas e que destruíram estereótipos continuam a ser a minha fonte de inspiração e aprendizagem”. As palavras são de Alicia Keys, a produtora. Mas não é ela o nome mais sonante desta história: Nina Simone, Lena Horne, Diahann Carrol, Pam Grier, Cicely Tyson e Abbey Lincoln são os ícones que ajudam a contar o caminho das mulheres negras no espectáculo, em estreita ligação com os movimentos pelos direitos civis. Realizado por Yoruba Richen e baseado num livro de Ruth Feldstein, o documentário desenvolve-se em duas partes. A primeira é exibida neste sábado; a segunda, no próximo.

Chico: Artista Brasileiro
TVCine Edition, domingo, 14h35
Trinta horas de entrevista com Chico Buarque, aliadas a testemunhos e imagens de arquivo, sustentam este retrato artístico e pessoal do compositor, cantor e escritor brasileiro. Miguel Faria Jr. realizou-o em 2015, dez anos depois do premiado Vinicius. Assim abre, no TVCine Edition, uma maratona dedicada ao cinema do Brasil. Seguem-se os documentários Espero Tua (Re)Volta (às 16h30) e My Name Is Now, Elza Soares (18h05), e os filmes dramáticos Amor, Plástico e Barulho (19h20), Animal Político (20h45), O Auge do Humano (22h) e Mãe Há Só Uma (23h40).

Domestic Violence & Me: Mia’s Story
MTV Portugal, domingo, 20h15
Mia Boardman, que participou no programa Teen Mom UK, partilha a sua história de violência doméstica: um ex-namorado, entretanto sentenciado a 12 meses de prisão, tentou estrangulá-la, entre outros ataques e comportamentos abusivos. A jovem vai ao encontro de outras vítimas, especialistas, activistas e até um ex-agressor, no sentido de divulgar sinais de alerta e expor os procedimentos a adoptar quando se está nesta situação.

Home: O País da Ilusão
RTP2, domingo, 1h16
Josephine Landertinger Forero filma este retrato de alguém a quem falta o sentido de pertença a um lugar. Alguém que viveu em migração constante, passou por oito países desde a sua Colômbia natal e assentou no Porto, aos 67 anos. Esse alguém é a sua mãe, Lilia. Home: O País da Ilusão é um trabalho sobre raízes fragmentadas e simultaneamente um diálogo de descoberta recíproca entre mãe e filha, com a câmara como mediadora.

SÉRIES

The Great
HBO, sábado, streaming
Segunda temporada da série sobre a história de Catarina, a Grande, uma rainha no seu tempo, mas contada com alguns toques de agora. Pode-se-lhe chamar irreverente, mas é pouco para definir o tom da série protagonizada por Elle Fanning e Nicholas Hoult, que nesta temporada tem como convidada especial Gillian Anderson, no papel de mãe de Catarina.

Gomorrah
HBO, sábado, streaming
A quinta e última temporada da série baseada na obra de não-ficção de Roberto Saviano chega à HBO Portugal na esteira do confronto entre Levantes e Patrizia e perante uma Nápoles em escombros. Genny tem a polícia no seu encalço e continua escondido, não sem angariar um novo e misterioso aliado: “O Maestral”, o chefe do crime de Ponticelli. Caso dúvidas houvesse, esta é uma história sobre o crime organizado e a máfia, mais precisamente a Camorra, e é anunciada como “crepuscular, negra e intensa”.

CONCURSO 

Masterchef Portugal
RTP1, sábado, 21h01
Estreia. Regressa ao canal público um dos mais populares formatos televisivos de competição culinária. Os cozinheiros têm pela frente 15 semanas de testes, com o conta-minutos como o maior dos adversários. Criatividade, execução técnica e determinação são ingredientes procurados nos candidatos pelos chefs-jurados residentes: Vítor Sobral, Marlene Vieira e Óscar Geadas

Foto
Masterchef Portugal Pedro Pina/RTP

MÚSICA 

Paulo de Carvalho - Celebração de 70 Anos de Vida
RTP2, sábado, 18h32
Recordação do concerto realizado a 8 de Julho de 2017, na Praça do Município, em Lisboa, para celebrar o 70.º aniversário de Paulo de Carvalho. À voz do cantor juntaram-se as de Carlos do Carmo, Tozé Brito, Agir, Mafalda Saccheti e Tatanka.

DESPORTO

Futebol: Porto x Feirense
TVI, sábado, 20h10
Directo. O Estádio do Dragão é palco do encontro do FC Porto com o CD Feirense, na quarta eliminatória da Taça de Portugal. O árbitro é Hugo Miguel.

Atletismo: 30.ª EDP Meia-Maratona Internacional de Lisboa
RTP1, domingo, 10h
Directo. A prova junta uma média anual de 35.000 corredores, entre atletas profissionais e amadores, portugueses e estrangeiros. O percurso, de 21 quilómetros, começa na Ponte 25 de Abril e tem a meta no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.

INFANTIL

Força Ralph (V. Port.)
Disney Channel, sábado, 21h25
Ralph é o vilão de um popular jogo de arcada. Frustrado com esse papel, almeja ser, por uma vez, o “bom da fita”. Para ganhar uma medalha de herói, decide infiltrar-se num jogo de guerra Depois, vai parar a outro, de corridas, onde tudo é feito de doces. Ali vive Vanellope von Schweetz, uma menina muito especial que se tornará sua aliada improvável. É que uma grande ameaça paira sobre todos os videojogos... Realizado por Rich Moore, Força Ralph foi nomeado para o Óscar de melhor filme de animação.

Hotel Transilvânia (V.Port)
Hollywood, domingo, 9h15
Este hotel é o único lugar onde os monstros podem descansar e viver em paz. Ou era. Um dia, um jovem humano aparece acidentalmente na unidade, causando o pânico entre os hóspedes. O pior é que Drácula, o dono e gerente, percebe que Mavis, a adorada filha de 118 anos, tem um fraquinho pelo recém-chegado.

 

Sugerir correcção
Comentar