Agência de Medicamento recomenda antiviral para lutar contra nova vaga da covid-19

Autorização da EMA surge ainda antes de molnupiravir ter plena autorização no mercado europeu, para que os países europeus tenham a opção de o usar para tratar doentes na actual vaga pandémica.

Foto
A Merck assinou um acordo com um organismo da ONU para que seja possível fazer versões genéricas deste medicamento Reuters/MERCK

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) recomendou o uso do antiviral molnupiravir para tratar a covid-19, ainda antes de este fármaco estar autorizado no espaço europeu. Fê-lo para “ajudar autoridades nacionais [do medicamento, como o Infarmed português], que podem decidir usar este medicamento ainda antes de ter autorização de entrada no mercado, por exemplo em situações de emergência, dado estarmos num momento de subida da taxa de infecções e de mortes devido à covid-19 na União Europeia”, diz em comunicado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar