Há uma onda de ciência no Instagram: Andreia retrata o dia-a-dia dos cientistas

Uma estudante de doutoramento a começar o percurso na investigação tornou-se comunicadora de ciência. Procura dar a conhecer a figura do cientista e desmistificar ideias preconcebidas. O resultado é a conta de Instagram Science Wave.

Foto
Andreia Pinho é a criadora da página Science Wave DR

Tanto a família como os amigos tinham dificuldade em compreender o que é a ciência e o que faz um cientista. E outras pessoas com quem Andreia Pinho conversava partilhavam a mesma falta de compreensão. “Eu dizia que sou cientista e ninguém percebia nem sabia o que fazemos dentro de um laboratório”, começa por explicar. Abrir uma janela para esse mundo foi a solução que encontrou. Em Fevereiro, “a comunicação de ciência entrou na vida” de Andreia. E, assim, nasceu o projecto Science Wave: uma página no Instagram que, como o nome indica, quer ser uma onda de ciência, retratando o dia-a-dia dos cientistas e “tornando a ciência mais compreensível e acessível” a todos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar