Estas bolsas de estudo são para estudantes de cinema com as melhores curtas-metragens

O programa de bolsas do Festival Académico de Cinema Universitário Internacional vai apoiar estudantes de cinema em 12 países, incluindo Portugal. Candidaturas podem ser feitas até 30 de Dezembro.

Foto
Laura Lee Moreau/ Unsplash

O Festival Académico de Cinema Universitário Internacional (FACIUNI) lançou uma nova edição do programa de bolsas e desafia estudantes de cinema e de estudos audiovisuais a concorrerem com curtas-metragens. Há bolsas superiores a quatro mil euros para participantes e universidades e uma bolsa de estudos na School of Cinematic Arts, nos Estados Unidos, para o vencedor do concurso. As inscrições já estão a decorrer e terminam a 30 de Dezembro.

A 9.ª edição do FACIUNI acontece em 12 países – Portugal, Espanha, Itália, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Porto Rico, Uruguai e Estados Unidos – e está aberta a candidaturas de “estudantes actuais ou que tenham concluído os estudos durante o último ano”. O concurso pretende “gerar oportunidades de formação e desenvolvimento entre os jovens talentos que hoje representam a nova geração de cineastas”, afirma a responsável pelo programa, Paula Bukowinski, citada em comunicado.

Um júri especializado e a votação do público vão determinar a escolha das curtas vencedoras. Na primeira fase será seleccionado um vencedor por país, que é premiado com uma bolsa de cinco mil dólares (cerca de 4300 euros), sendo a mesma quantia entregue à universidade que frequenta. Posteriormente, será conhecido o vencedor final do concurso, que ganha uma bolsa de estudos para o programa de verão da Escola de Artes Cinematográficas, da Universidade do Sul da Califórnia.

Desde a primeira edição em 2013, o programa de bolsas, promovido pela DIRECTV Latin America, SKY Brasil, AT&T, WarnerMedia, HBO Max, Creative Artists Agency, TVCortos, Sundance Collab, Sundance Institute e USC School of Cinematic Arts, soma 23 vencedores internacionais e 68 nacionais, com mais de 1070 mil dólares (cerca de 923 mil euros) destinados a bolsas para estudantes de cinema.

As candidaturas devem ser realizadas no site do FACIUNI e o regulamento por ser consultado aqui.

Sugerir correcção
Comentar