Preço do gasóleo recuou mas o da gasolina subiu na última semana

Segundo o relatório semanal da Entidade Nacional para o Sector Energético, os preços do gasóleo e gasolina à saída da refinaria desceram, mas, na venda em bomba, o da gasolina subiu.

Foto
ENSE dá conta de "alguma volatilidade" nos preços dos combustíveis rui Gaudencio

O preço médio de venda ao público (PMVP) do gasóleo desceu 0,6 cêntimos por litro entre 8 e 15 de Novembro e o da gasolina subiu 0,2 cêntimos por litro, segundo a Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE).

De acordo com o Relatório Semanal sobre Combustíveis, publicado esta quarta-feira pela ENSE, “o PMVP desceu 0,6 cts/l [cêntimos por litro] no gasóleo simples e aumentou 0,2 cts/l na gasolina simples”, entre os dias 8 e 15 de Novembro.

No mesmo período, os preços de referência da ENSE registaram uma redução de 1,0 cts/l e de 0,4 cts/l no gasóleo simples e na gasolina simples, respectivamente.

“A semana de 08 a 12 de Novembro ficou marcada por alguma volatilidade, reagindo, por um lado, às notícias da previsão de uma trajectória de aumento da procura global de petróleo bruto e produtos petrolíferos e, por outro, à informação divulgada no relatório mensal da OPEP”, apontou a entidade.

A semana ficou ainda marcada pela revisão em baixa da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ao crescimento da procura global daquela matéria-prima (uma subida de 5,7 milhões de barris diários em 2021), em consequência do aumento dos preços da energia a nível global, bem como pela ameaça da Bielorrússia de bloquear o gasoduto que liga a Rússia à Europa.

“O cenário do lado da oferta do mercado reflectiu estas oscilações, tendo o petróleo Brent (de referência para a economia portuguesa) começado a semana a valer 83,43 dólares (fecho da primeira sessão) e encerrado a sessão de 12 de Novembro de 2021 a valer 82,17 dólares (uma redução de 1,26 dólares)”, sublinhou a ENSE.

Sugerir correcção
Comentar