Contas feitas para tirar melhor partido da Grande Muralha Verde do Sahel

É um projecto colossal, que quer restaurar 100 milhões de hectares de ecossistemas degradados. Um estudo avaliou as actividades e localizações onde esse restauro é economicamente atraente e sustentável em termos ecológicos.

Foto
Uma aldeia típica da região do Sahel, no Níger

Cada dólar investido no restauro dos ecossistemas com o programa da Grande Muralha Verde do Sahel rende em média 1,2 dólares – ou seja, dá 20 cêntimos de lucro, no cenário de base de um estudo feito por cientistas do Centro de Investigação para o Desenvolvimento da Universidade de Bona (Alemanha) e da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) publicado na revista Nature Sustainability. O objectivo foi avaliar “as actividades e localizações onde o restauro dos ecossistemas é economicamente atraente e sustentável em termos ecológicos”, explicam os cientistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar