Ruído dos barcos de observação de baleias perturba a amamentação das crias

Estudo alerta que o ruído é o principal factor de stress das baleias durante a aproximação de embarcações de ecoturismo.

Foto
Baleia-piloto-de-barbatanas-curtas (Globicephala macrorhynchus) a amamentar a cria ao largo de Tenerife, nas Canárias Francis Perez

A observação de baleias é actualmente a maior actividade económica ligada a estes magníficos mamíferos marinhos. No entanto, está a ter um impacto significativo no período de descanso dos cetáceos e no cuidado das suas crias. É o que avisam os investigadores num novo estudo publicado na revista Scientific Reports (do grupo da Nature), onde os níveis de ruído dos motores a combustão dos barcos usados para a observação destes animais mostram ter um impacto negativo no seu bem-estar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários