Mundial 2022: Portugal disputa o play-off como cabeça de série

Sorteio vai ser realizado no dia 26 de Novembro. Apenas três das 12 selecções em competição serão apuradas.

Foto
EPA/MARIO CRUZ

A selecção portuguesa de futebol vai ser cabeça de série no sorteio do play-off europeu de apuramento para o Mundial 2022, depois de ter fechado o Grupo A no segundo lugar, após derrota caseira com a Sérvia (1-2).

Com os 17 pontos somados, Portugal já sabe que vai partilhar esse estatuto com a Rússia, segunda classificada do Grupo H, com 22 pontos – 16 nas contas dos segundos colocados, que não incluem os resultados com os sextos.

Além de Portugal e da Rússia, já há mais seis selecções garantidas no play-off, sendo que duas delas já estão certas na “rota” portuguesa, mais precisamente a Áustria, qualificada via Liga das Nações, e a Macedónia do Norte, segunda do Grupo J.

Estas duas formações estão certas no Pote 2, enquanto República Checa e País de Gales – uma pelo segundo posto do Grupo E e a outra via Liga das Nações –, Escócia, segunda do Grupo F, e Suécia, segunda do Grupo B, tanto podem cair nos potes 1 como no 2.

Depois da ronda deste domingo, ainda há quatro vagas em aberto no play-off, que serão preenchidas por Itália ou Suíça (Grupo C), Finlândia ou Ucrânia (D), Países Baixos, Turquia ou Noruega (G) e Inglaterra ou Polónia (I).

No sorteio do play-off, marcado para 26 de Novembro, as selecções vão ser divididas em três “caminhos”, e em cada um serão jogadas meias-finais e final, com o vencedor de cada um a qualificar-se para a fase final: apuram-se três de um total de 12 selecções.

Nas meias-finais, agendadas para 24 e 25 de Março de 2022, os cabeças de série vão jogar em casa numa eliminatória a um só jogo e, nas finais, também em jogo único, a 28 e 29 de Março, o anfitrião será sorteado.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários