Sara Duterte candidata-se à vice-presidência das Filipinas

Notícia da candidatura da filha de Rodrigo Duterte à vice-presidência foi recebida com surpresa porque Sara Duterte surge nas sondagens como a grande favorita a suceder ao pai na Presidência.

Foto
Sara Duterte (à dir.) era a favorita a suceder ao pai na Presidência das Filipinas Reuters/ELOISA LOPEZ

Sara Duterte-Carpio, filha do Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, formalizou a sua candidatura à vice-presidência do país nas eleições de Maio de 2022.

Numa mensagem publicada nas redes sociais, a Comissão de Eleições das Filipinas anunciou que a candidata do partido Lakas-CMD retirou a sua candidatura e foi substituída por Sara Duterte-Carpio, de 43 anos.

Um porta-voz da filha do Presidente filipino confirmou a informação e disse que a candidata irá emitir um comunicado este sábado.

A decisão de Sara Duterte-Carpio de se candidatar à vice-presidência é uma surpresa — a filha de Rodrigo Duterte surge quase sempre nas sondagens como a preferida no país para ser a próxima Presidente das Filipinas.

“Sim, é surpreendente”, disse Antonio La Vina, um professor de Direito e Política na Universidade Ateneo de Manila, à agência Reuters. “A próxima surpresa é saber de quem irá ser ela vice-presidente.”

Rodrigo Duterte, de 76 anos, está impedido pela Constituição filipina de se candidatar a um segundo mandato de seis anos. E anunciou, em Outubro, que vai retirar-se da política activa.

As eleições nas Filipinas estão marcadas para Maio de 2022. Para além dos próximos Presidente e vice-presidente, os eleitores vão escolher também os governadores, presidentes de câmara e representantes locais.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários