UE confirma “informações inquietantes” de manobras militares russas junto à Ucrânia

Com cerca de 90 mil tropas perto da fronteira, Rússia garante que não invadirá a Ucrânia “a não ser sob provocação”. EUA terão avisado europeus sobre uma potencial invasão.

Foto
Tanques russos na chegada à Crimeia, em 2014 Reuters

A Rússia “não representa uma ameaça para ninguém”, afirmou esta sexta-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, numa reacção às preocupações manifestadas pela União Europeia e pelos Estados Unidos face aos movimentos militares russos na fronteira ucraniana. “Tomamos medidas para garantir a nossa segurança, se necessário, se houver acções provocadoras dos nossos opositores perto das nossas fronteiras”, justificou Peskov, acusando em simultâneo as forças da NATO de estarem “muito, muito activas” e agirem “de forma muito ousada” junto às fronteiras da Rússia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 45 comentários