Na COP26 suaviza-se a linguagem contra os combustíveis fósseis e atrasa-se de novo o financiamento

Nova versão da declaração final atira para 2025 a possibilidade de se conseguir obter os 100 mil milhões de dólares anuais estabelecidos para a mitigação e adaptação, e introduz o conceito de “subsídios ineficientes” para os combustíveis fósseis, enfraquecendo este ponto em relação ao texto inicial.

Foto
Linguagem sobre os combústíveis fósseis suavizada na nova versão da declaração final da cimeira do clima SIPHIWE SIBEKO/Reuters

Glasgow acordou chuvosa e com novas propostas para o que hão-de ser as decisões finais da COP26, que deveria viver esta sexta-feira o seu último dia. Alguns dos receios dos observadores não se confirmaram, como a retirada do documento da referência aos combustíveis fósseis ou da data de 2022 para a apresentação de novas contribuições nacionais (NDC, na sigla inglesa). Mas a referência aos combustíveis fósseis aparece mais enfraquecida e para os países em vidas de desenvolvimento há mais uma machadada na expectativa de começarem a receber a ajuda de que necessitam: os 100 mil milhões de dólares para mitigação e adaptação que já deveriam estar disponíveis, anualmente, desde o ano passado, e que a primeira versão da declaração final atirava para 2023, salta agora para até 2025. Não há qualquer garantia que os textos fechem esta sexta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários