EMA avalia administração de vacina da Moderna a partir dos seis anos

Agência Europeia do Medicamento anuncia que já começou a estudar a possibilidade de vacinar crianças entre os seis e os 11 anos na União Europeia. Decisão deve demorar dois meses.

Foto
A decisão sobre a aplicação da vacina da Moderna a partir dos seis anos deverá demorar dois meses Paulo Pimenta

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) está a avaliar a possível administração na União Europeia (UE) da vacina contra a covid-19 da Moderna a crianças dos seis aos 11 anos.

Numa nota de imprensa divulgada esta quarta-feira, a EMA refere ter começado “a avaliar um pedido para alargar a utilização da vacina para a covid-19 de Moderna, Spikevax, a crianças dos seis aos 11 anos de idade”.

O comité de medicamentos humanos da EMA irá rever os dados sobre a vacina, incluindo os resultados de um estudo clínico em curso envolvendo crianças dos seis aos 11 anos de idade, a fim de decidir se recomenda ou não o alargamento da sua utilização. A EMA prevê a divulgação de um parecer dentro de dois meses.

A Spikevax é uma vacina para a prevenção da covid-19, actualmente autorizada para utilização em pessoas com 12 ou mais anos de idade. Contém uma molécula chamada RNA mensageiro (mRNA) com instruções para a produção de uma proteína, conhecida como a proteína spike (da espícula), que está naturalmente presente no SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19.

Em 18 de Outubro, a agência tinha já iniciado um processo de avaliação semelhante para a vacina Cominarty, da Pfizer/BioNTech, ainda sem conclusões.

Sugerir correcção
Comentar