COP26 quer revisão de metas de corte de emissões já em 2022

Primeira versão da declaração final da cimeira do clima foi divulgada nesta madrugada, bem como uma proposta sobre a actualização do Acordo de Paris.

Foto
No actual versão da declaração final da cimeira do clima pede-se que os cortes de emissões de cada país sejam revistos anualmente e não a cada cinco anos Reuters/Stringer

Tal como tinha sido anunciado pelo presidente da COP26, Alok Sharma, foi publicado na madrugada desta quarta-feira o primeiro rascunho da declaração final da cimeira do clima, a decorrer em Glasgow, bem como uma proposta de revisão do Acordo de Paris, em que se pede às partes para apresentarem versões “reforçadas” dos compromissos de cortes de emissões para 2030, previstos nas contribuições nacionais (NDC). O documento surge no dia dedicado aos transportes e em que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, regressou à COP, e instou as partes a “acabarem com todos os impasses” e conseguirem um bom resultado. “Se falharmos é colossal”, disse, à tarde, em conferência de imprensa. Alok Sharma quer ter a declaração “quase final” da COP26 pronta na manhã desta quinta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários