Encontrado corpo do estudante português desaparecido na República Checa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirma que as autoridades checas já confirmaram à Embaixada em Praga “a identidade do corpo encontrado ontem junto ao local de residência do cidadão nacional desaparecido durante o fim-de-semana”.

Foto
Tomás Alcaravela estudava na Faculdade de Medicina de Plzen da Universidade Charles DR

Morreu o estudante português que estava desaparecido desde sábado na cidade de Plzen, na República Checa. A informação foi confirmada ao PÚBLICO pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e consta numa nota publicada no site da Faculdade de Medicina de Plzen da Universidade Charles, onde o jovem estudava.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirma que “as autoridades policiais da República Checa confirmaram à Embaixada de Portugal em Praga a identidade do corpo encontrado ontem junto ao local de residência do cidadão nacional desaparecido durante o fim-de-semana”. Acrescenta-se ainda que o Embaixador de Portugal na República Checa “já se encontrou com os familiares do jovem” e que vários elementos da embaixada e da secção consular estão em Plzen "a fim de prestarem o apoio necessário às autoridades checas e à família do cidadão nacional falecido”. O Governo português “envia as suas condolências” aos familiares do jovem estudante.

“Em nome da Faculdade de Medicina de Plzen da Universidade Charles, anunciamos com grande tristeza que o estudante Tomás Manuel Calado Bernardo Maia Alcaravela nos deixou tragicamente”, lê-se na nota assinada pelo reitor, intitulada Perda trágica. “Neste momento difícil, a Faculdade de Medicina partilha a dor dos seus pais, colegas e amigos.”

Na manhã desta terça-feira, alguns meios de comunicação locais checos escreveram que a polícia encontrou um corpo na clarabóia do edifício onde o estudante vivia, que, horas mais tarde, confirmaram tratar-se do estudante desaparecido.

Tomás Alcaravela, de 19 anos, foi visto pela última vez na madrugada de sábado, após a ida a um bar perto da rua onde vivia. O jovem terá sido visto a entrar no seu apartamento perto das 5h.

Os amigos contactaram as autoridades locais no domingo a dar conta do seu desaparecimento, após se aperceberem de que o jovem não era visto desde que entrara no apartamento, na madrugada de sábado.

Além da polícia e das associações de estudantes, os amigos comunicaram este desaparecimento à Embaixada de Portugal em Praga, que estava em “contacto com a respectiva família”, conforme confirmou fonte da diplomacia portuguesa à Lusa.

Notícia actualizada às 12h42: Ministério dos Negócios Estrangeiros confirma a morte do estudante.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários