Quatro conselhos para ajudar os mais velhos a reforçar ou a melhorar a sua saúde mental

Os idosos que estão sozinhos e que lidam com problemas físicos significativos ou declínio cognitivo, ou que estão em sofrimento ao lidar com múltiplas perdas, têm maior probabilidade de apresentar problemas psicológicos, especialmente depressão.

Foto
Muitas preocupações existenciais vêm à tona quando as pessoas se aproximam do final das suas vidas Matthew Bennett/Unsplash

Os idosos geralmente têm menos problemas psicológicos do que o resto da população. Também mostraram menos ansiedade e depressão durante a pandemia, apesar de serem os mais vulneráveis ​​ao vírus da covid-19. A resiliência entre os idosos tem sido atribuída à sua capacidade de regular melhor as emoções, maior aceitação dos altos e baixos da vida e da sabedoria que foram conquistando ao longo da vida, mas a velhice traz muitos desafios que podem prejudicar a saúde mental.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar